As turmas do projeto Quixote em Ação, destinadas aos jovens de 15 a 29 anos, terão integração com o audiovisual, os encontros serão às sextas-feiras. Nesta oficina estes encontros são opcionais.

Canto Laboratório De Criação

Viver é respirar

Ar que vira som

Que vibra o meu ser

O ar, o ser, o som

Transformar o ar em som e em expressão é o que vamos fazer juntos no laboratório de criação em canto. Venha descobrir como se expressar através do seu som e da sua palavra.

Oficina destinada a quem já alguma experiência em canto.

A Integração

A linguagem audiovisual é composta de imagem e som. Parece óbvio, não é mesmo? Mas muitas nem se ligam que o áudio, assim como a imagem, é uma importante ferramenta para se transmitir uma ideia, assim como uma poderosa ferramenta de comunicação. Iremos refletir sobre o som e a imagem de forma integradas, e disponibilizar ferramentas para a criação de vídeos que pensando na linguagem como um todo.

Audiovisual

Novas linguagens artísticas estão surgindo.

Mais que nunca a Arte se faz necessária... e no presente momento o audiovisual é o veículo.

Por isso, as criações de nossas oficinas, que são do palco, serão transformadas em obras audiovisuais através do próprio celular.

Explorar diferentes ferramentas são técnicas a serem trabalhadas.

Mas para além de gravar um vídeo, pretende-se:

  • Considerar todo o processo de criação, pesquisa, produção e divulgação da obra
  • Pensar no desenvolvimento individual e coletivo
  • Refletir sobre o quê e como se consome, produz e expõe nas redes sociais

Artistas Educadores

Com Mariane Mattoso

Artista, cantora, compositora, interprete e educadora, formada em História pela USP e Canto Popular pela ULM.

Estudou flauta e piano no Clam (escola do Zimbo Trio), dividiu os palcos com diversos artistas da música brasileira. Fez trilha sonora para curtas premiados e espetáculos teatrais.

Em 2011, ela apresentou seu álbum de estréia, um disco autoral intitulado "Sinestesia", que foi muito elogiado e selecionado para o "Prêmio da Música Brasileira 2012". Em seu trabalho como intérprete, pesquisa canções que tenham o poder de sintetizar elementos típicos da cultura brasileira, que abarquem a nossa diversidade cultural, assim fez vários trabalhos de releituras e pesquisa. Durante a pandemia, além de se dedicar às aulas de canto particulares e no projeto Mediotec da Fundação das Artes de São Caetano do Sul, tem elaborado vídeos interpretando músicas do cancioneiro brasileiro acompanhada de diversos instrumentistas para seu canal no youtube e redes sociais.

Com Ana Carolina

Jornalista, roteirista, montadora realizadora cinematográfica. Para TV, finalizou e editou programas para o SBT e Sony. Trabalhou na pós-produção de séries e documentários da TV CULTURA, Discovery Channel, GNT, Canal Combate e History Channel.
Como realizadora, trabalhou em curtas e longas-metragem de documentário e ficção, assumindo funções como diretora, assistente de direção, roteirista e montadora. Tem filmes exibidos em festivais como Mostra de Tiradentes.

Com Erik Gasparetto

Realizador Cinematográfico e Jornalista, com experiência nas áreas cinematográfica, séries para TV e publicidade. Para a TV, editou programas dominicais exibidos no SBT, Sony e RedeTV! Como diretor, roteirista e montador, tem filmes exibidos em festivais como "É Tudo Verdade 2019", Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2020, Mostra de Tiradentes, entre outros. Montou o documentário de longa-metragem "Vai Guarulhos", atualmente exibido no Canal Brasil. É sócio da produtora Mariri Filmes.