Família: Elo e Transformação



O que é?

O projeto Família: Elo e Transformação é um espaço coletivo de acolhimento às famílias da FUNSAI. Tem como objetivo trabalhar os vínculos familiares e comunitários, estimulando o desenvolvimento e o exercício de cidadania e ampliando a autonomia familiar.

Como e quando começou

O projeto foi escrito em 2011, a partir das demandas das famílias atendidas, que desejavam um espaço de escuta e reflexão quanto às questões familiares e sociais. Em contrapartida, as legislações brasileiras e a PNAS - Política Nacional de Assistência Social orientavam sobre a importância de implantar ações socioeducativas para as famílias; essas foram as diretrizes para a criação do projeto, que teve início em 2012.

Como funciona

Os encontros acontecem uma vez por mês, com duração de duas horas. Por meio de atividades em grupos socioeducativos, propõe discussões dentro dos eixos de políticas públicas e dinâmica familiar, e possibilita a participação ativa das famílias na escolha e reflexão dos temas.

A troca de saberes nas discussões em grupo podem contribuir no empoderamento social e emocional quanto ao acesso às informações sobre seus direitos e deveres, e no bem-estar das relações familiares, possibilitando o desenvolvimento da sua capacidade de intervir e transformar o meio social e familiar onde vive, bem como ampliar as informações para acessar as políticas públicas.

Equipe Técnica

  • A equipe é composta por Assistentes Sociais, que atuam como facilitadoras dos encontros socioeducativos.

Quem pode participar?

Família é um conjunto de pessoas que se encontram unidas por laços consanguíneos, afetivos e, ou, de solidariedade, por isso quem pode participar são os responsáveis e pessoas do convívio familiar das crianças e adolescentes que frequentam a FUNSAI.


Contato Família: Elo e Transformação

Para participar entre em contato com a(o) Assistente Social ou Psicóloga(o) da Unidade que a criança/adolescente frequenta, ou entre em contato com a equipe do projeto Família: Elo e Transformação.

Família: Elo e Transformação

Rua Arcipreste Andrade , 503, 1º andar - Ipiranga - São Paulo - SP

CEP: 04268-020

11 3388 5600

familiaeloetransformacao@funsai.org.br


Depoimentos

Família: Elo e Transformação

Jacileide Veloso Valverde 

Participante / Projeto Família: Elo e Transformação

"O projeto me fez refletir e agir de maneira positiva com a minha família e a sociedade, após a apresentação de cada tema abordado nos encontros. Aqui me sinto mais participativa, como um indivíduo em sociedade."

José Sisnandes Girão Filho

Participante / Projeto Família: Elo e Transformação

"O Projeto foi muito importante para mim e para minha família. Os temas abordados são excelentes e nos fazem refletir e levá-los para nossa casa e nossa família."