Trabalhos pedagógicos - Unidade II - CEI

O trabalho pedagógico desenvolvido na unidade no ano de 2018 está pautado no lema da FUNSAI "Um Mundo de Todos". A temática é importantíssima e por ser ampla e extensa está sendo abordada durante o ano inteiro nos projetos literários, Almoços temáticos e Festas Comemorativas.

Pretendemos semear a aceitação, o respeito e a solidariedade vivenciando a Cultura de Paz e que toda a comunidade da CEI-FUNSAI se inspire, reflita e se conscientize de que somos todos diferentes e iguais, porque somos humanos. 


Projetos Literários desenvolvidos nas salas de aula


  • Mini-Grupo II A - Projeto literário:"Eu Sou Assim"

O principal objetivo do projeto é abordar a questão da construção da identidade e a percepção do outro favorecendo a percepção das diferenças, valorizando a autoestima o respeito ao próximo e a diversidade humana.


  • Mini Grupo II B - Projeto literário: "Leonardo, o pequeno inventor"

Este projeto visa abordar a identidade, autonomia, criatividade, respeito ao próximo e principalmente a solidariedade; através do livro O pequeno Leonardo que retrata as aventuras de uma pequena coruja com grandes ideias, que inventa coisas incríveis para ajudar seus amigos, enfrentando diversos desafios e enigmas.


Infantil I A - Projeto literário: "ENXERGANDO COM OS OLHOS DO CORAÇÃO".

O Projeto "Enxergando com os olhos do coração" tem como objetivo introduzir o tema do respeito às diferenças abordando a questão das deficiências e da diversidade humana presente nos cinco continentes, explorando as diferentes raças e costumes dos povos, favorecendo o desenvolvimento da tolerância ao diferente e reforçando a autoestima e identidade de cada um.

Por se tratar de um projeto que tem como tema a diversidade humana e cultural, aborda valores, respeito ao próximo e regras de convivência em suas atividades.


  • Infantil I B -Projeto literário: "PROJETO LITERÁRIO: "MENINO DE TODAS AS CORES"

O Projeto pretende trabalhar e explorar a diversidade cultural existente no Brasil proporcionando às crianças o contato com nossa ancestralidade, favorecendo o desenvolvimento da tolerância ao diferente e reforçando a autoestima e identidade de cada um. Partindo do tema da diversidade humana e também da formação da identidade esse projeto busca levar as crianças a se perceberem como indivíduos e se situarem progressivamente, compreendendo e respeitando as peculiaridades do outro. Irá possibilitar a construção da autonomia por meio das brincadeiras e das interações socioculturais, valorizando nossa ancestralidade indígena, europeia e africana.


  • Infantil II A - Projeto literário: "A princesa que escolhia"

O livro selecionado tem como prioridade trabalhar o lema respeito à diversidade, "A PRINCESA QUE ESCOLHIA", de autoria de Ana Maria Machado, da Editora Companhia das Letrinhas.

A história cita de forma discreta questões de gênero, evidenciando especialmente a imagem do sujeito feminino e sua evolução no tempo. Por meio do diálogo intertextual resgata os clássicos contos infantis atribuindo-lhes uma nova roupagem. Nesta divertida fábula contemporânea, as peripécias da princesa comovem e fazem refletir sobre a importância de adquirir conhecimento e poder fazer as próprias escolhas.


  • Infantil II B - Projeto literário: "TESOURO DAS CANTIGAS DE RODA E A DIVERSIDADE CULTURAL".

Este projeto tem como objetivo realizar um resgate cultural explorando as cantigas de roda e a diversidade cultural familiar de cada um. A linguagem oral é preponderante para a inserção das crianças nas diferentes práticas sociais. Aventurar-se pelo universo das cantigas abrirá um mundo de possibilidades enriquecendo o vocabulário, além de aproximar nossos pequenos de um vasto repertório de brincadeiras.

O livro selecionado para este projeto foi "O Tesouro das Cantigas Para Crianças", de autoria de Ana Maria Machado, importante figura da literatura infantil brasileira.