16 de abril: Dia Mundial da Voz

01/04/2022

O Dia Mundial da Voz é celebrado pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) desde 1999 e, a partir de 2003, ganhou expressão internacional com eventos organizados também nos Estados Unidos, Ásia e Europa.

As principais ações desenvolvidas têm como finalidade conscientizar a população sobre a importância da voz humana na promoção da saúde, bem como apontar sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, auxiliando no encaminhamento adequado de problemas potenciais ou reais.

Como produzimos a nossa Voz?

Voz é som, assim sendo, é vibração de partículas de ar. Portanto para emitir voz precisamos utilizar o ar da respiração. Quando inspiramos o ar penetra em nossos pulmões. Ao expirarmos o ar sai dos pulmões e alcança a laringe, um tubo cartilaginoso, no pescoço, que contém as pregas vocais, popularmente conhecidas como cordas vocais. Quando o ar passa as pregas vocais se unem e vibram, produzindo o som da nossa Voz!

A Voz sobe para a cavidade bucal onde será articulada, ou seja, os órgãos articulatórios tais como lábios, língua, dentes, palato duro, palato mole e mandíbula entrarão em ação para produzirmos a Fala. A Voz confere a sonoridade da nossa Fala. Nossa Voz torna as palavras audíveis.

Qual a importância da Voz?

A voz humana é usada para falar, cantar, gargalhar, bocejar, soluçar, chorar, gritar, possibilitando a comunicação oral. Sua frequência varia entre 50 e 3400 Hz. O tom de voz pode ser modificado para sugerir emoções como surpresa, felicidade, raiva, ironia, medo... Cantores usam sua voz como um instrumento para criar música.

A voz humana é muito poderosa. E pode alcançar os ambientes até mesmo antes de adentrarmos neles, anunciando a nossa chegada, identificando-nos! A voz carrega muitas informações, revelando nossas características, intenções e emoções. Dizem que a voz é "o tato à distância", por isso descrevemos as vozes como aveludadas, ásperas, crepitantes, macias, brilhantes, coloridas, metálicas, dentre outras qualidades. Pedro Bloch, médico foniatra, jornalista e escritor, dizia, em seus livros, que "as palavras podem mentir, mas a voz não!" Vocês já perceberam que determinados professores, palestrantes, padres, pastores, líderes políticos e atores abrem a boca e nos encantam? Quem realmente sabe com profundidade aquilo que vai dizer, alcança com efetividade a comunicação. Quando há verdade e profundidade nas palavras nossa voz se encarrega de transmiti-la!

"Seja amigo da sua Voz":

* Articule bem as palavras. Não grite.

* Cuide de sua postura corporal ao falar, mantendo o pescoço e costas eretas, ombros relaxados e pés apoiados no chão.

* Beba água em temperatura ambiente ao longo do dia, em pequenos goles, principalmente ao permanecer por muito tempo em ambientes com ar condicionado.

* Durma bem.

* Procure manter o padrão de respiração nasal, este é o mais adequado para não trazer impactos na qualidade vocal.

* Tenha uma alimentação saudável rica em frutas e proteínas.

* Procure ingerir maçã com frequência, pois essa fruta tem propriedades adstringentes que agem limpando a boca e a faringe. Mastigue vigorosamente a maçã, pois auxilia no relaxamento da musculatura, aliviando tensões.

* Use vestuário confortável. Roupa muito apertada na região da cintura dificulta a respiração diafragmática.

* Evite falar por longos períodos, principalmente em ambientes ruidosos, para não competir com o barulho.

* Fazer repouso vocal durante os intervalos no trabalho e após uso intensivo da voz.

* Evite tossir ou pigarrear em excesso, ou dar gargalhadas exageradas, pois este hábito promove atrito entre as pregas vocais.

* Evite bebidas alcoólicas em excesso - elas atuam como anestésicos, reduzindo a sensibilidade, favorecendo forçar mais a voz sem perceber.

* Evite o uso de pastilhas, sprays e drops, pois também atuam como anestésicos para a voz.

* Não fume, pois a fumaça é altamente irritante para a mucosa do aparelho fonador, especialmente para as pregas vocais.

* Se for alérgico, procure não se expor a mudanças bruscas de temperatura respirando pela boca, mas sim pelo nariz, que filtra e umidifica o ar.

* Não consumir café ou chá preto em excesso, pois estes alimentos possuem muita cafeína, ressecando o trato vocal.

* Evitar alimentos achocolatados ou derivados do leite, principalmente antes do uso profissional da voz (cantar, atuar, dar aulas, palestras), pois aumentam a secreção espessa no trato vocal.

* Cuidado ao cantar inadequadamente ou abusivamente.

* Esteja atento aos primeiros sintomas de alteração vocal. Dor na garganta que não melhora, rouquidão ou falhas na voz por mais de 15 dias, tosse, dificuldades para engolir, são sintomas que precisam ser avaliados por um médico otorrinolaringologista e por um fonoaudiólogo.

Referências Bibliográficas:

- Bloch, Pedro. Falar é Viver. Rio de Janeiro: Editora Nórdica; 1980.

- Academia Brasileira de Laringologia e Voz.

- American AcademyofOtolaryngology - Head andNeckSurgery.

- Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

Por FUNSAI