O Liceu é uma homenagem ao maestro Fúrio Franceschini, músico que, nas palavras Heitor Villa-Lobos, tinha "coração e alma de puro artista" e, na visão de James Benson Welch, da Stanford University, "foi talvez o mais completo músico do Brasil".
Italiano nascido em Roma, em 1880, naturalizou-se brasileiro na primeira metade do século XX.
Gênio encantador e generoso, formado por grandes mestres europeus, compartilhou seus conhecimentos com inúmeros alunos brasileiros.
Foi compositor de centenas de obras para órgão, piano, coro e orquestra - e de muitos livros didáticos para o ensino da música.
Na Catedral de São Paulo, foi mestre de capela e primeiro organista por mais de 60 anos. São seus os planos do órgão da Catedral, encomendado por ele ao mais afamado fabricante de Milão, na Itália.
Graças à sua carreira como professor de canto gregoriano foi agraciado com comendas pontifícias.
No Solar, estudou, lecionou, compôs e executou música de alta qualidade em seu piano Steinway & Sons de cauda e em seu espetacular órgão tubular Balbiani-Bossi, de Milão, hoje instalado na UNESP.
Mais sobre o LAMFF
Liceu de Artes Musicais Furio Franceschini
O LAMFF é uma iniciativa da FUNSAI, Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga, que veio para democratizar o acesso à educação musical e busca a transformação social através da arte
Saiba mais...
O Local e sua Importância
Localizado na Av. Nazaré, 366, no Ipiranga, São Paulo, é o único casarão nela remanescente. Foi a primeira residência lá erguida, em 1916, ponto de encontro de mestres da literatura e da música.
Saiba mais...