A ARTE NA TERCEIRA IDADE

01/10/2022

A arte e a criatividade podem beneficiar a Terceira Idade e suas questões de saúde, especificamente seu bem-estar e sua saúde mental.

Parte-se do pressuposto que a arte é uma área de suma importância para a saúde mental e oferece suporte teórico e prático. Devido às alterações na faixa etária brasileira, percebe-se o aumento significativo da longevidade do indivíduo, daí a necessidade de buscar meios, os quais possam possibilitar um envelhecer saudável. Observa-se que a arte é uma ferramenta imprescindível. Um espaço artístico com oficinas proporciona à Terceira Idade a oportunidade de trabalhar e exercitar seu lado criativo, sua mente e sua autoestima, com a melhora de sua saúde mental. Sem dizer que a arte é mais barata e eficiente do que tratamentos biomédicos comuns por explorar todos os sentidos. Com a arte, a saúde tende a melhorar, assim como a convivência social.

Estudos sobre o tema indicam as vantagens das novas experiências e o despertar para um universo sem fim, no qual a arte ajuda a aumentar a sensibilidade, a ampliar a criatividade e a desenvolver um novo espaço para pensamentos leves e positivos. Esse aprendizado pode gerar curiosidades e inserir adultos e idosos em conversas sobre novos temas com os seus familiares mais jovens, reduzem a ansiedade, a dor e a depressão. Ninguém é jovem ou velho demais para se dedicar ao universo artístico. Atividades como dançar, representar, desenhar, pintar, crochetar, fazer esculturas e artesanatos estimulam a coordenação motora, ou seja, melhoram os movimentos e ajudam a promover uma maior independência ao idoso. Além disso, essas atividades também estimulam a visão e a audição. A inserção da arte na terceira idade já tem benefícios clínicos comprovados.

Em 2017, o Ministério da Saúde reconheceu a importância e a necessidade dos tratamentos alternativos para o idoso e passou a oferecer uma variedade deles, como a arteterapia.

Ouvir música, por exemplo, ajuda os pacientes com demência a lembrar de fatos e pessoas que eles não lembravam mais. Por outro lado, um estudo publicado no jornal ABC mostra que atividades artísticas estimulam a atividade cerebral, promovendo o raciocínio lógico e a capacidade de analisar.

Pintar, trabalhar com argila, bordar, trabalhar com madeira, entre outras atividades artísticas, ajudam na articulação dos membros superiores e na melhora da circulação.

Também promovem o relaxamento e a redução do estresse.

Como se pode observar, inserir práticas artísticas para o idoso é uma possibilidade de exercitar a sua criatividade, de aprender coisas novas, elevar sua autoestima e beneficiar sua saúde física e mental. Enfim, a lista de benefícios é longa.

Abaixo, temos o exemplo de uma pessoa que iniciou a carreira na terceira idade.

Therezinha Brandolim de Souza, 84 anos, era analfabeta até os 82, momento em que, após diversas tentativas, aprendeu a ler. Na mesma época, sem nenhuma experiência prévia, começou uma promissora carreira nas artes plásticas e, dois anos depois, já realizou exposições em cinco cidades brasileiras e vendeu quadros até para o exterior. Tetê, como gosta de ser chamada, é apontada por especialistas como exemplo do desenvolvimento cerebral humano, uma amostra que é possível, sim, aprender na terceira idade.

Fontes: noticias.uol.com.br; istoe.com.br; repositorio.unesp.br; masternursing.com.br