A CONTRIBUIÇÃO DA COMUNICAÇÃO NA LUTA PELA GARANTIA DOS DIREITOS DA MULHER NEGRA NA SOCIEDADE BRASILEIRA

01/06/2023
Ilustrações: pinterest/SIPAD
Ilustrações: pinterest/SIPAD

POR: SEDE

Você sabia que a comunicação é uma ferramenta que vem contribuindo na luta pela emancipação das mulheres na sociedade?

No ano de 1992, a organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu o dia 25 de julho como o Dia Internacional da Mulher Negra Latino- Americana e Caribenha, sendo um marco importante na construção da história das mulheres.A data foi escolhida em alusão ao 1º encontro de Mulheres Negras que ocorreu na República Dominicana, reunindo mulheres de vários países, que dialogaram e comunicaram sobre a importância do respeito, representatividade e direito das mulheres negras na sociedade, denunciando todas as formas de preconceito, racismo, violência e silenciamento.

A comunicação é reconhecida pela ONU como um direito humano fundamental. Foi por meio desta ferramenta que as mulheres puderam manifestar o direito ao voto, ter acesso ao conhecimento, oportunidades no mercado de trabalho e participação em diversos segmentos da sociedade.Algumas conquistas das mulheres negras no cenário social foram conquistadas a partir dos movimentos sociais, conferências, encontros e debates, sendo formas de comunicação que vem contribuindo para ampliação do acesso às oportunidades, universidades e papéis de lideranças.

A contribuição da comunicação é fundamental na luta pelo enfrentamento de qualquer forma de discriminação racial e preconceito, pois possibilita dar voz as mulheres brasileiras, na busca pela emancipação dos seus direitos e acesso às políticas públicas. Em meio ao contexto de desafios e lutas sociais, também é possível perceber conquistas de mulheres que marcaram a história brasileira e das que atuam em diversas representatividades sociais, exercendo papéis importantes na sociedade. Um grande exemplo de liderança social foi a Líder Quilombola Tereza de Benguela, Rainha e Chefe de Estado, que liderou o Quilombo de Quaritê, no estado do Mato Grosso, marcando a história brasileira da força e representatividade da mulher negra no cenário brasileiro no século XVII, no ano de 1730.

A FUNSAI,em seu Estatuto Social, apresenta a importância do respeito e valorização do princípio da dignidade humana, trabalhando no enfrentamento da eliminação de qualquer tipo de preconceito e discriminação, em prol do desenvolvimento social e humano, por meio da construção do diálogo nas relações humanas.

Texto: Sandra Silva

Contribuições e pesquisa de conteúdo: Sandra Rapp e Alexandre Xavier