A CULINÁRIA E O FOLCLORE

01/08/2022

O folclore está presente no cotidiano das pessoas sem que, em grande parte das vezes, sequer percebam. Os nossos hábitos alimentares e a forma de nos portar à mesa demonstram muito das tradições e cultura popular, transmitidas oralmente de geração em geração.

Assim como danças, festas e costumes folclóricos, os alimentos também sofrem alterações de região para região do país. Alimentos que segundo Luís da Câmara Cascudo (1898-1986), em seus estudos sobre o folclore brasileiro e a cultura da alimentação, percebe-se um extremo simbolismo e misticismo em determinadas comidas, principalmente as que são de primeira necessidade.

Dessa forma, então podemos dizer que todas as comidas consideradas típicas, são representações folclóricas de determinada região. No Norte, temos o peixe assado e o pato ao tucupi; no Nordeste, o acarajé e a carne de sol; no Centro-Oeste, a galinhada e o arroz com pequi; no Sudeste, a feijoada e o tutu de feijão e no Sul, o pinhão assado, barreado e o churrasco.

Mais do que apenas o ato de comer, outros quesitos ligados à alimentação também são folclóricos, como as inúmeras superstições alimentares, muitas delas que ajudaram a formar o código de etiqueta à mesa: "Comer despido é ofender o Anjo da Guarda. Comer com o chapéu na cabeça é comer com o diabo. Recebe-se o prato com a mão direita e devolve-se com a esquerda. A direita é de benção para o prato cheio. A esquerda é maldição para o prato vazio. Terminando refeição amiga deixa-se o guardanapo aberto para o convidado voltar."

O nosso folclore, é um dos mais ricos do mundo, formou-se ao longo dos anos e a partir de uma mistura de culturas e povos. E como nós adoramos receitas saborosas, nada mais justo do que celebrar a cultura brasileira com pratos típicos, deliciosos e nutritivos.

Time de Nutrição - FUNSAI   

Por FUNSAI