A Família e Seus Vínculos

01/05/2021

A Família é a primeira sociedade que convivemos e que levamos por toda vida, portanto, base para a formação de qualquer indivíduo. Uma família cercada de amor, paciência, respeito e cumplicidade consegue superar seus conflitos e diferenças, bem como educa, protege e forma pessoas para um convívio social saudável.

Imagem: Dilza Santos

Os membros da família para cumprir sua função de proteger e promover, também devem ser cuidados, isto é, precisa ser acolhida em suas necessidades e apoiada em seus próprios potenciais para ter condições de cuidar e obter subsídios para ampliar seu referencial de cuidado e refletir sobre suas ações. (Bellato Araujo, 2009).

O afeto, o olhar, o toque cuidadoso são fundamentais para o desenvolvimento da criança/adolescente, bem como para a proteção dos adultos e idosos. O grupo familiar é muito importante para o desenvolvimento emocional, pois os laços afetivos possibilitam que as pessoas se amem, se respeitem e desejem a felicidade, mesmo com a diversidade que existe na família.

Algumas atitudes podem contribuir na formação de uma boa relação afetiva dentro da família. Diariamente, ao chegar do trabalho, ou terminado o home office, os pais devem estar com os filhos, tentando mostrar que mesmo não estando presentes o tempo todo se preocupam com as coisas de sua vida. Tenham conversas trocando informações, falando dos sentimentos, como transcorreram as coisas. Ouvir é uma atitude importante para quem quer demonstrar atenção, bem como conversar olhando nos olhos dos outros. Valorizar a qualidade de cada um, também ajuda muito nas relações afetivas. A criança, adolescente, jovem, adulto, idoso que recebem elogios sinceros têm sua autoestima elevada, sentem-se mais capacitados e seguros para realizar suas atividades.

Não se pode deixar de citar o momento crítico que a pandemia trouxe para todos, e como esse contexto tem afetado as famílias. As famílias vivem um período de grandes conflitos, incertezas e medos. Isso tem levado seus membros ao adoecimento físico e emocional. Mas, também esse período pode ser um momento propício de aproximação, de mudanças em seus relacionamentos, maior interação e proximidade entre os membros.

Não existe família perfeita, mas família saudável, onde cada um assume seu papel e consegue gerenciar conflitos, sem agressões, e entender, aceitar e respeitar as diferenças uns dos outros e, trabalhar em conjunto para manter o bem estar e harmonia da família.

Por FUNSAI