A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO SAUDÁVEL EM NOSSAS RELAÇÕES SOCIAIS

01/03/2023

A comunicação desde o período primitivo é um veículo de informação que permiti ao ser humano interagir com a natureza e seu habitat através dos símbolos, gravuras, signos e outras formas de linguagem, que vem se desenvolvendo ao longo dos séculos.

A linguagem possibilita a partilha, a informação, a orientação e o conhecimento sobre diversos saberes em nossa relação com o mundo. O desenvolvimento das relações sociais só foi possível porque a linguagem contribuiu com este processo, tornando a sociedade comunicativa por meio do acesso ao conhecimento.

Em pleno século XXI, vivenciamos a era da comunicação tecnológica, que revolucionou o mundo por meio da globalização, impactando a economia, a política, a cultura e o espaço geográfico.

Diante desta nova forma de se conectar com o mundo, é perceptível que a linguagem tecnológica como comunicação modificou os processos das relações sociais, trazendo novas formas de interação em sociedade, por meio das redes sociais, internet e computadores programados para a realização de tarefas e mecanismos de informação.

Independente do tipo de comunicação, é importante compreender que esta ferramenta pode ser usada de diversas formas, pois vivenciamos no cotidiano social vários tipos de comunicação, dentre elas a comunicação verbal; comunicação não-verbal; comunicação escrita; comunicação visual, a comunicação violenta e não violenta.

A falha da comunicação pode causar diversos danos à sociedade se não for bem trabalhada com o intuito da cooperação e colaboração, podendo gerar conflitos. Estabelecer uma comunicação saudável em nossas relações nos conecta a laços de afetividade, amizade e familiaridade, pois a comunicação bem sucedida traz qualidade de vida e percepções mais compreensivas sobre a sociedade e o mundo.

Dessa forma, quando nos comunicamos com o outro, carregamos a responsabilidade de respeitar o direito à vida, direito de se expressar, falar e do contraditório, com a consciência de que a linguagem que expressamos não possa trazer prejuízos à saúde do outro. Por este e entre outros motivos na FUNSAI desenvolvemos nos atendimentos a escuta ativa e uma comunicação pautada no respeito e na alteridade, pois a importância de uma boa comunicação define as nossas relações sociais.

Texto: Sandra Silva

Contribuições e pesquisa do conteúdo: Alexandre S. Xavier