Almoço em Família

01/05/2021

As refeições são momentos importantes nos relacionamentos das famílias, que favorecem o acolhimento, o diálogo olho no olho.

Imagem: Pinterest

São nestes momentos em Família, que comer bem vai além das escolhas alimentares. Comer bem tem efeito protetor contra obesidade, mantém o peso saudável e estimula de forma afetiva os relacionamentos, sejam no ambiente familiar, profissional ou social.

O momento atual retomou uma tradição dos nossos antepassados, onde as refeições em família, aconteciam em todo mundo junto à mesa.

Hoje diferente de nossos antepassados, a vida moderna, nos traz diversas distrações externas, como celular, tv e computador. Precisamos rever nossos hábitos, retomando hábitos antigos e que eram muitos mais saudáveis e afetivos.

Isso nos leva a planejar uma rotina para que seja possível para todos realizarem, pelo menos uma refeição no mesmo horário e ambiente. Adotando este antigo hábito, em poucas semanas irá perceber os benefícios não somente de uma alimentação, mas também de um ambiente emocionalmente mais saudável.

O efeito positivo das refeições em família vai além de educar para a boa alimentação, melhora a relação entre todos tornando mais fortalecida a relação.

Nós seres humanos podemos nos comunicar de diversas formas, utilizando a linguagem verbal, observacional, desenhos, expressões...Sendo assim, todo processo que estamos inseridos e envolvidos, há uma troca de conhecimentos.

Podemos ensinar as crianças e os adolescentes de diversas formas sobre a alimentação.

Na compra: como selecionar os bons alimentos e o preço.

No preparo: como lavar, temperar e preparar.

Enfim na mesa, quantidades no prato de cada alimento, e preferências.

Tudo isso contribui para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças e adolescentes.

Todos são importantes para a construção de bons hábitos. As crianças e adolescentes observam os adultos, portanto não adianta somente falar que é bom, pois eles irão observar e confrontar as escolhas do adulto, com o que foi ensinado.

Sentar-se à mesa e dedicar-se a esse momento, é uma oportunidade de comunhão, entre a família, e de incentivo aos filhos as novas experiências alimentares e descobertas de sabores.

Neste processo precisamos lembrar que existe fases em que as crianças apresentam alguma rejeição por alguns alimentos, isso é muito comum para idade.

Mesmo acontecendo a rejeição devemos manter a oferta dos alimentos. Respeitando as escolhas, para saber se realmente a criança não gosta mesmo de determinado alimento. É preciso oferecer no mínimo 20 vezes, sendo necessário observar como está a mastigação e deglutição da criança.

Uma boa dica para melhorar a aceitação é mudar a forma de preparo e apresentação dos alimentos.

Em cada refeição devemos adotar o modelo de que comida não é só comida, é afeto é momento de fazer escolhas.

As escolhas alimentares também são realizados por memórias afetivas.

O momento de almoço em família é uma oportunidade de dividir os saberes do coração, disfrutando dos sabores dos alimentos.

Quem não tem lembranças das receitas divididas em família, em períodos especiais da vida? Como Semana Santa, Pascoa, Natal, são datas e alimentos que nos traz boas lembranças, aconchego e sensação de carinho. 

Vamos aproveitar o momento para construir com os nossos familiares memórias afetivas, de geração para geração, entre o alimento e nutrição do corpo e da vida.

Por FUNSAI