As ruas têm história: Rua Gama Lobo – Ipiranga

01/05/2021

O coronel Antônio Leite Pereira da Gama Lobo, conhecido como Gama Lobo, foi o comandante da Guarda de Honra que, em 1822, escoltou D. Pedro I desde a capital, Rio de Janeiro, até São Paulo, na ocasião do tão famoso Grito da Independência.

Às margens do Riacho do Ipiranga, o então príncipe regente declarou a Independência do Brasil. Mais de sessenta anos depois, Pedro Américo, pintor do século 19, recebeu a encomenda para retratar o evento. O artista precisava, portanto,criar uma imagem de D. Pedro I que inspirasse coragem, nacionalismo e perpetuasse a mensagem do que a monarquia havia feito pelo povo. Para isso, Américo fez minuciosas pesquisas sobre a proclamação e conversou com testemunhas, entre elas, o coronel Gama Lobo.

Escolhendo retratar D. Pedro I acompanhado de uma comitiva de soldados, o pintor cria um quadro repleto de membros da Guarda do Imperador. Graças ao relato detalhado de Gama Lobo e outras testemunhas oculares do episódio, Pedro Américo obteve inspiração para pintar os personagens desse momento histórico. Junto aos outros membros da Guarda do Imperador, o Coronel Gama Lobo está ali retratado. Próximo aos soldados, há um civil usando cartola e erguendo um guarda-chuva. Segundo alguns estudiosos, seria Pedro Américo que se autorretratou no quadro, mesmo nascendo anos depois do ocorrido.

Foto: Legenda: 1 - D. Pedro I; 2 - Gama Lobo; 3 - Pedro Américo

Hoje, a famosa pintura está sob a guarda do Museu Paulista. Diante da restauração desse local, a tela não pode ser removida, pois foi chumbada na parede e não passaria pelas portas.

A Rua Gama Lobo, no bairro histórico do Ipiranga, foi nomeada em sua homenagem. Processo nº (149.507/16). Decreto nº 2.688, de 20 de setembro de 1954. Nome anterior: Rua da Redenção.

Foto: Rua Gama Lobo no bairro do Ipiranga.

Você tem curiosidade sobre o nome de alguma rua?

Fale com a gente no Museu.

Tel.: (11) 2215-6900

E-mail: museuvicentedeazevedo@funsai.org.brSeu título