CRIATIVIDADE, UMA FERRAMENTA PARA INOVAR E SOLUCIONAR PROBLEMAS

01/11/2022
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O centenário da Semana da Arte Moderna foi tema desenvolvido pelas Unidades da FUNSAI durante este ano. Crianças, adolescentes e jovens estiveram envoltos pelo clima deste importante evento artístico ocorrido no Brasil, no ano de 1922. Falou-se das diferentes artes, como pintura, escultura, poesia, literatura, música, e da importância deste movimento em nosso país. Algumas matérias sobre esse assunto foram publicadas em edições anteriores do Leitura Feliz.

Com a proximidade do Dia da Criatividade, celebrado em 17 de novembro, voltamos a tocar nesse assunto, já que criatividade e arte estão interligadas. O historiador Lucas de Nicola, coautor do livro Semana de 22 - Antes do começo, depois do fim, afirma: "O inegável é que a Semana da Arte Moderna virou um marco. Um marco de inovação e criatividade".

A criatividade é considerada uma aptidão para inventar e produzir ideias originais. Uma pessoa criativa é uma pessoa pioneira, que tenta fazer coisas que nunca foram feitas antes. O pensamento criativo do ser humano é o motor que gera grandes invenções, descobertas e faz o mundo avançar. É uma das aptidões mais valorizadas para a vida e para o mercado de trabalho, já que está ligada à capacidade de promover soluções inovadoras, sendo quase que uma exigência para inúmeras empresas e setores.

Em um mercado de trabalho competitivo é uma habilidade valiosa. Publicidade, design, arquitetura, engenharia, são alguns exemplos de áreas de trabalho que se utilizam dessa habilidade no desenvolvimento de suas atividades profissionais. E não é somente no mercado de trabalho que essa habilidade, tão almejada, traz efeitos positivos. Estimular a criatividade, no dia a dia, contribui para ampliar a capacidade de solucionar problemas. Recentemente, ao vivermos a quarentena da Covid 19, pudemos observar a criatividade sendo exercida em casa com a família, nas escolas e no trabalho.

Como não se trata de um dom, mas de uma competência, é possível estimulá-la de diversas formas e de um jeito mais simples do que você imagina. Preste atenção às cinco dicas abaixo e estimule sua criatividade:

1) Cuide-se -Exercícios físicos, uma boa noite de sono, alimentação saudável e relações humanas são essenciais para o despertar criativo.

2) Leia - A leitura contribui para uma imaginação mais fértil.

3) Aprenda coisas novas - Faça um curso sobre algo que você nunca imaginou aprender.

4) Observe - A criatividade tem muito a ver com a capacidade de oferecer soluções inéditas sobre determinada situação.

5) Relaxe - A criatividade tem muito a ver com a capacidade de oferecer soluções inéditas sobre determinada situação.

Foto: ceugaleria.com.br
Foto: ceugaleria.com.br

Por CAJ