CURIOSIDADES SOBRE A INDEPENDÊNCIA

01/09/2022

A história da independência do Brasil é coberta de fatos curiosos. Confira, a seguir, algumas dessas curiosidades no processo de independência do Brasil:

1 - Para reconhecer a Independência, Portugal exigiu que o Brasil pagasse 2 milhões de libras esterlinas. Para conseguir realizar o pagamento e não tendo esse valor, o Brasil recorreu a um empréstimo da Inglaterra.

2 - Para subir a Serra do Mar, a comitiva de D. Pedro I montava mulas e não cavalos, já que as mulas eram os animais utilizados em viagens longas. Foram cinco dias até chegarem ao local que marcou a nossa história.

3 - No dia 7 de setembro, D. Pedro I cavalgava com sua comitiva,quando passou a sofrer de desconfortos gástricos, o que o obrigou a alterar o ritmo da marcha, realizando paradas e separando-se da comitiva.

4 - O grito da Independência não ocorreu, exatamente, às margens do rio Ipiranga, e sim em uma colina, localizada próximo ao riacho do Ipiranga.

5 - Maria Leopoldina, primeira esposa de D. Pedro, foi quem decretou formalmente a Independência do Brasil. Quando D. Pedro saiu em viagem para São Paulo, deixou sua esposa representando o governo na corte. Ao perceber a crise iminente, Leopoldina agiu assinando o decreto da Independência.

6 - Alguns historiadores questionam a data da Proclamação da Independência. Segundo eles, nenhum jornal da época noticiou o fato, sendo que as primeiras notícias só surgiram a partir de 12 de outubro, quando Pedro foi aclamado Imperador do Brasil. O primeiro registro escrito do acontecido foi divulgado apenas quatro anos depois, em 1826, quando o "7 de setembro" passou a ser comemorado.

7 - Os Estados Unidos foram o primeiro país a reconhecer a independência brasileira.

8 - Existe o relato de que afrase "Independência ou Morte" tenha sido, na verdade, o final de uma declaração proclamada por D. Pedro:"Viva a Independência e a separação do Brasil! Brasileiros, a nossa divisa de hoje em diante será Independência ou Morte!".

9 - O famoso quadro Independência ou Morte foi pintado na Itália pelo artista Pedro Américo, em 1888, sob encomenda de D. Pedro II. Apintura tomou diversas liberdades artísticas para fortalecer a imagem do Brasil. No quadro, Dom Pedro aparece montando um cavalo e não uma mula e,cercado pela guarda imperial com seus uniformes brancos e vermelhos, que não existiam na época.

10 - O Hino da Independência, escrito por Evaristo da Veiga, já estava pronto em agosto de 1822, antes mesmo da Independência do Brasil. A melodia, que conhecemos hoje, foi composta por D. Pedro I, em 1824.

Por CAJ