Dia do Contador de História

01/03/2022
Foto: CEI - UNIDADE II
Foto: CEI - UNIDADE II

O Dia Internacional do Contador de Histórias é comemorado no dia 20 de março. A celebração coincide com o início da primavera no hemisfério norte, e do outono no hemisfério sul. Essa data foi oficializada em 1991, quando um grupo de pesquisadores da Suíça organizou um grande evento literário com o objetivo de promover a narração oral e estimular a formação de uma rede internacional de narradores. Em 20 de março de 1997, contadores de histórias da Austrália Ocidental organizaram um evento comemorando o Dia Internacional de Narradores Orais, enquanto no México e em países da América do Sul, foi celebrado como o Dia Nacional de Narradores.

Depois disso, o evento espalhou-se para a Suécia, Noruega, Dinamarca, Finlândia e Estónia e em 2003, a ideia chegou ao Canadá e França. A partir de 2005, 25 países em 5 continentes passaram a comemorar a data como o Dia Internacional do Contador de Histórias.

Contar histórias não é só uma profissão, é também uma arte muito antiga que cria magia, fantasia e mexe com o imaginário de crianças e adultos.

Maria Cecília Martin Ferri, contadora de histórias e fonoaudióloga de duas Unidades da FUNSAI (CEI e CAJ) nos fala sobre esse profissional e sua arte:

Um profissional generoso que nos convida a passear pelo mágico universo do "Era uma Vez", nos transportando para tempos e lugares distantes, como um guardião da cultura, revelando segredos, maravilhas, encantamentos, medos e tristezas, que sempre estiveram presentes na história dos povos da humanidade, conectando-nos com nossos ancestrais.

Foto: CEI - UNIDADE II
Foto: CEI - UNIDADE II

Como um porta-voz da literatura nos aproxima dos livros e nos presenteia com infinitas possibilidades de ser e existir, pois ao ouvirmos as narrativas experimentamos as emoções dos personagens, deparamos com diferentes perfis, deslocando-nos. Temos então a possibilidade de sermos outros, diferentes de nós mesmos, adotando novos pontos de vista e este é o primeiro passo rumo à humanização.

Não importa a idade, pequenos ou grandes, todos podem ser beneficiados pelas palavras do contador de histórias. Palavras que alimentam a alma, nos fortalecem e nos preparam para enfrentar as rudezas da vida.

A origem do homem é marcada pelas histórias contadas. Desde o princípio dos tempos a palavra nos diferenciou dos animais. Élie Bajard, educador francês, nos diz:

"O Homo Sapiens é um primata que conta Histórias."

Sigamos, portanto contando histórias!

Por CAJ