DIA DO IDOSO: EVELHECER COM QUALIDADE DE VIDA

01/10/2023

POR: VIVAVIDA

No Centro de Convivência para a Terceira Idade Vivavida temos capacidade para 700 idosos e trabalhamos com uma fila de espera.

São oferecidas diversas atividades físicas, cognitivas, línguas, músicas e trabalhos manuais. Cada usuário pode fazer até seis atividades semanais. Este serviço contribui para uma melhor qualidade de vida na terceira idade, com segurança, autoestima e muita alegria.

Seguem alguns depoimentos dos nossos usuários sobre o que é envelhecer com qualidade de vida.

Waldenice de Souza, (Wal)

WALDENICE DE SOUZA (WAL)
WALDENICE DE SOUZA (WAL)

Aos 78 anos (muito bem vividos, como ela diz) é voluntária e usuária do Vivavida há 16 anos."Ser idoso pra mim é uma boa experiência, eu encaro com muita alegria, leveza, o que me traz sucesso e felicidade plena. Tenho uma boa saúde, canto, danço, pulo como se fosse ainda uma garotinha e associo tudo a minha fé em Deus, para mim a espiritualidade está muito ligada a tudo isso, principalmente ter uma boa saúde mental e muita positividade. Enfim ser idoso é algo bom desde que procuremos o melhor, é algo que desejo para todos. Hoje eu digo que estou bem mais nova que no ano que vem (risos)".

Edna Rosa B. Novi

O envelhecer nos foi dado uma data dos 60+, mas isso não é muito certo, vai depender de cada pessoa. Quando nascemos já estamos envelhecendo, e no caminhar da nossa vida temos que nos preparar para essa terceira idade. Tive uma infância feliz, adolescência ótima. Estudei, fui trabalhar muito cedo para ajudar em casa, e foi muito bom me fez crescer muito. Casei, tive dois filhos. Os anos se passaram, os filhos cresceram, casaram, e me deram dois netos. E ai veio o tal do ninho vazio.

EDNA ROSA
EDNA ROSA

Mas antes que os pássaros começassem a voar, me preparei para terceira idade. Fui à luta, me aposentei, e como eu havia feito faculdade de Belas Artes fui dar aula.

Depois uma amiga me levou para conhecer o Vivavida e lá faço várias atividades, dou aula de pintura, faço brechó para a unidade, onde temos uma equipe que ajuda.

Se soubermos nos preparar, sempre será fácil. Agora faço tudo que gosto: viajar, conhecer outras culturas, e ver lugares maravilhosos. Problemas sempre aparecem em qualquer idade, mas com jeito e sorrindo resolvemos. Procuro a felicidade em tudo que está a minha volta, frequento o Vivavida há uns 14 anos e dou aula há 9 anos. Na minha aula procuro fazer com que as alunas se sintam vivas e felizes. Estamos em um Centro de Convivência que só nos traz prazer e felicidade.

O que é ser idoso? É ter nascido antes. Sabendo viver seremos sempre jovens.Quando me perguntam qual a sua idade? Respondo: tenho a que me resta, as outras, já não as tenho mais. Convivo muito bem também com os jovens, e o segredo é sorrir sempre, me mantendo jovem. Devemos ser felizes em qualquer idade.Viver e não ter a vergonha de ser Feliz. Parabéns a todos que nasceram antes (a terceira idade Idosa).

Agradeço a Deus pela saúde, e de estar sempre bem com vida. Gratidão a FUNSAI por nos proporcionar tantas alegrias. SOU MUITO FELIZ.

Aurea Maria Mitaki

Idosa é velha? Eis a questão, você decide.

Todos nós já lemos e ouvimos muito sobre esse tema .

Mesmo com as dificuldades que se nos apresentam, ora financeiramente, ora por trabalho, ora por debilidade física, penso assim. É a melhor fase da minha vida. As ansiedades de ter, comprar, conquistar já passaram.

Hoje é viver o dia a dia com muita alegria, fazer exercícios físicos, colaborar com todos de diversas maneiras e namorar.

Namorar a natureza, os bons momentos, as amizades. Os passeios, a lua, a música, os trabalhos domésticos, a família, e tudo de bom que nos aparecer. Nunca reclamar ou proferir palavras e gestos obscenos negativos. Nos entregarmos e crermos que Deus nos proporciona sempre o melhor a cada momento.

E, bem forte mesmo, abençoada FUNSAI, que vocês também representam, beijos mil a todos e todas.

AUREA MARIA
AUREA MARIA

Maria de F. M. Heleno

Eu não me sinto idosa, nem velha. Claro, eu tenho consciência, que não sou jovem, mas me sinto bem nesses 68 anos e quero muitos outros anos pela frente. Tem uma música da cantora Sandy que fala, sou jovem pra ser velha e velha pra ser jovem, e é mais ou menos assim que eu me sinto. Existem as dores, as dificuldades, os altos e baixos, mas isso acontece com todos. Quem nunca teve problemas? Então, assim como eu pratico exercícios para o corpo, pratico exercícios também para a alma, para a mente, a fé, o otimismo, a gratidão. Acredito que apesar dos problemas é super possível ter qualidade de vida e ser alegre.

Amo minha família, amigos, praticar exercício à luz do sol. Adoro aprender algo novo, mas eu tomo cuidado com o que chega na TV, no celular, as notícias, falsas e as negativas. Tem muito lixo por aí e isso acaba fazendo mal para gente. Então eu seleciono. Eu também tenho sonhos, tenho planos. Para mim é essencial. Funciona. Gratidão a Deus por tudo e todos a minha volta, meu marido, companheiro de primeira. Gratidão à FUNSAI que é essa mensagem que ela passa, qualidade de vida, saúde, alegria, apesar dos problemas; foi isso que eu encontrei na FUNSAI e o nome não podia ser mais certo.

Vivavida em qualquer idade!

Carlos Heleno

MARIA E CARLOS HELENO
MARIA E CARLOS HELENO

Tenho 73 anos, sou casado com a Fátima, minha eterna namorada. Nós temos duas filhas, três netos e muitos amigos. Encontrei na FUNSAI um lugar harmonioso, que nos recebeu muito bem. Nessa fase da vida agradeço todos os dias a Deus por tudo que recebo. Costumo dizer que praticar coisas boas funciona como um íma, que atrai coisas boas. Me realizo quando vejo minha família feliz, com saúde e prosperando. O trabalho, o estudo, para mim, é parte de qualidade da vida. Felicidade é algo que muitos procuram longe e penso que ela está onde estou. Forte abraço.


Leitura Feliz | Matéria Especial