DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL: A IMPORTÂNCIA DO AUTOCUIDADO DA MENTE E DO CORPO
POR: SEDE
O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado no dia 10 de outubro. A data foi instituída pela Federação Mundial de Saúde Mental no ano de 1992 e tem o objetivo de enfatizar a importância do autocuidado relacionado ao bem-estar físico, mental e social.
De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 720 milhões de pessoas no mundo sofrem com algum tipo de transtorno mental, sendo que o Brasil lidera o ranking de depressão e ansiedade na América Latina. Os dados coletados apontam que aproximadamente 19 milhões de pessoas apresentam algum quadro relacionado a essa questão. O estado mental de um indivíduo pode ser afetado por diversos fatores: questões sociais, psicológicas e biológicas, que podem estar relacionadas à condição socioeconômica, contextos familiares, mudanças culturais, problemas de saúde, traumas, violência, pandemia, entre outros.
Abordar essa questão é também lembrar da importância das emoções, que são uma reação imediata aos estímulos, e dos sentimentos que são um estado aprofundado do componente cognitivo; ambos são inerentes à natureza humana e podem ser equilibrados pela inteligência emocional que é a capacidade do ser humano de gerenciar suas próprias emoções, sendo uma ferramenta essencial para uma vida saudável no âmbito pessoal, familiar, profissional e social. Os cinco pilares da inteligência emocional são o autoconhecimento, controle das emoções, automotivação, empatia e se relacionar-se interpessoalmente.
A saúde de um modo geral está relacionada à qualidade de vida e é um fator de ordem pública, sendo um direito de todos e dever do Estado. As políticas públicas são importantes para que a população tenha acesso a atendimentos com profissionais da área da saúde, para melhor orientação e tratamento adequado para cada situação. Desenvolver rotinas que podem auxiliar no bem-estar da saúde mental também está relacionado a ter uma alimentação saudável, fazer atividades físicas, dormir bem, praticar esportes, ter contato com a natureza, conversar com pessoas queridas, desenvolver a espiritualidade, ouvir músicas e aprender um novo hobby.
Cuidar da saúde da mente e do corpo é um ato de amor e cuidado, você não está sozinho. Busque ajuda sempre que precisar!
Texto: Sandra Silva
Contribuições: Karina Breda
Leitura Feliz | Socioassistencial e Educacional