DIA NACIONAL DA IMUNIZAÇÃO: UM DIA PARA LEMBRAR DA PROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA!

01/06/2022
Foto: Cláudio Fachel/Palácio Piratini
Foto: Cláudio Fachel/Palácio Piratini

Desde muito cedo a proteção e os cuidados fazem parte das nossas vidas. Somos os únicos seres que dependem da ação de outras pessoas para que nosso desenvolvimento aconteça. Se por alguma razão ficarmos sem o contato de outro ser humano, ficamos expostos aos perigos, desprotegidos e arriscados a não seguir o ciclo da vida. Logo, a experiência da vida humana também é coletiva e dá significado a nossa existência/individualidade. Também para nossa proteção e cuidado recebemos as primeiras doses de vacina nos primeiros dias de vida. Ela se faz necessária para criar em nosso corpo proteção contra diversas doenças.

Atualmente vivemos uma situação jamais imaginada: a Pandemia da Covid-19. Como em outras doenças foram necessárias ações individuais, coletivas e a vacinação para que fosse possível diminuir o risco mortal da doença e o retorno à convivência em sociedade sem tantas restrições no nosso cotidiano. O ato de receber uma vacina é um ato de liberdade e respeito à vida individual e coletiva.

Falar de vacina é chamar a atenção para a importância da imunização, pois é a forma de combater doenças no decorrer de nossas vidas. Em 1973, o Brasil implantou o Programa Nacional de Imunização (PNI), para disponibilização gratuita de vacinas para a população. Desse modo, o dia 9 de junho é considerado o Dia Nacional da Imunização para lembrar a importância da Saúde Pública no combate à eliminação de doenças preveníveis por vacinação.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Por FUNSAI