FAKE NEWS

01/04/2023

Ei, você sabe o que é Fake News? São notícias falsas publicadas como se fossem reais, com o objetivo de propagar e viralizar através do compartilhamento da informação falsa, para a população.

Mas, de onde surgiu o nome Fake News? Esse termo ganhou força mundialmente em 2016, durante o período político nos Estados Unidos, época em que conteúdos falsos sobre determinada candidata foram compartilhados e viralizados de forma intensa pelos eleitores do seu rival.

O termo vem sendo utilizado com maior frequência atualmente, mas o conceito desse tipo de informação falsa vem de séculos passados, não há uma data exata de origem.

E você sabe como funciona o ciclo de propagação de uma Fake News? Primeiramente, podemos comparar sua propagação com a de um vírus, que se espalha rapidamente e logo infecta a população; assim é com a Fake News, pois ela é um boato público e que depois de propagado, se espalha rapidamente e logo infecta a mente da população, que na maioria das vezes não investiga se aquela notícia é verdadeira e a repassa, o que torna um grande círculo vicioso de compartilhamento de informações inverídicas.

A produção e veiculação de Fake News constituem um verdadeiro mercado, alimentado por pessoas de grande influência, que contratam equipes especializadas nesse tipo de conteúdo viral e alguns produtores de Fake News compram ilegalmente os endereços de e-mail e números de telefone celular de milhões de pessoas para disparar o conteúdo falso e assim, tem a informação falsa tido como verdadeira, repassada a milhares de pessoas.

Nas redes sociais, são criados perfis falsos, com fotos, dados pessoais e publicações diárias, que começam a interagir com outras pessoas para dar força ao que está sendo dito, espalhando notícias e vídeos de sites falsos e incentivam seus contatos a fazer o mesmo.

Para evitar a perseguição, os produtores de Fake News mudam de local constantemente, assim como os profissionais de tecnologia da equipe alteram o IP, que é o tipo de endereço do computador. Mas mantém o conteúdo produzido guardado nas chamadas "nuvens" de armazenamento.

O alto investimento em tecnologia e a adoção de estratégias para evitar identificação de quem contrata o serviço e das pessoas que o fazem são medidas que dificultam o rastreamento dos disseminadores de Fake News. Além da dificuldade de localização dos culpados, a legislação brasileira não tem uma punição exclusiva para esse tipo de crime.

Consequências das Fake News?

Divulgar Fake News é um ato muito perigoso. Compartilhar informações falsas, fotos e vídeos manipulados e publicações duvidosas pode trazer riscos para a saúde pública, incentivar o preconceito e resultar em mortes. Veja alguns exemplos:

Linchamento de inocentes: Em 2014, o Brasil presenciou o caso de uma Fake News que teve um fim trágico. Notícia divulgada pelo UOL Notícias relatou que moradores de Guarujá/SP lincharam uma mulher até a morte por causa de um boato divulgado no Facebook. Ela foi acusada de sequestrar crianças para fazer rituais de magia negra, no entanto, a informação era falsa.

Questões de Saúde Pública: Movimentos antivacinação voltaram a crescer nos últimos anos. Algumas pessoas contrárias ao uso de vacinas disseminam notícias falsas e propagam suas visões de que vacinar a população faz mal, o que é um problema grave, pois a resistência à vacinação coloca em perigo a população.

Homofobia: Outro Ministério teve que entrar em cena para desmentir boatos. Em 2016, o Ministério da Educação (MEC) precisou ir a público esclarecer que não havia a circulação do falso "kit gay"nas escolas públicas do Brasil

Legitimação da Violência: Posições contrárias a uma ideologia política podem alimentar o discurso de ódio. Fake News sobre a vereadora Marielle Franco, por exemplo, assassinada em 2018, foram espalhadas pelas redes sociais. Entre os boatos, estava a suposta ligação da vítima com o tráfico. A Justiça do Rio de Janeiro entrou no caso e determinou a retirada do conteúdo do ar.

Fique atento e ajude a combater as Fake News!Se uma história parece duvidosa, desconfie e pesquise! As Fake News costumam ser sensacionalistas e apelam para a emoção do leitor; verifique sempre se a informação é verdadeira.

O combate às Fake News é algo difícil, pois os mecanismos de produção e veiculação das falsas informações são muito eficientes e escondem a identidade dos criminosos. Mas, você pode fazer a sua parte, procurando sempre saber se a fonte da informação é verdadeira.