FOLCLORE: DIVERSIDADES, RIQUEZAS E ARTES

01/08/2022

A palavra tem origem no inglês, em que folklore significa sabedoria popular. A palavra é formada pela junção de folk (povo) e lore (sabedoria ou conhecimento).

O folclore é o produto da cultura de um país e cada um tem elementos únicos de folclore. O folclore une, principalmente: costumes e valores locais; tradição oral e histórias contadas, crenças e superstições.

A UNESCO é uma organização internacional que tenta salvaguardar o patrimônio cultural e sensibilizar o povo sobre a importância da herança folclórica e necessidade de preservação da cultura popular.

Folclore brasileiro

O Brasil celebra o Dia do Folclore em 22 de agosto. A data costuma ser celebrada, principalmente, nas escolas de todo o país.

O folclore brasileiro é a reunião de expressões culturais de diferentes regiões que, juntas, compõem o imaginário popular e a identidade nacional. Nosso folclore possui influências das culturas europeias, africanas e indígenas - um resultado da diversidade cultural aqui existente,formando um conjunto de ideias que tornaram-se raízes das tradições brasileiras e que permanecem até os dias de hoje. Por isso, diversos personagens cheios de personalidade, mistério e histórias intrigantes representam a nossa cultura e o nosso conhecimento popular, do qual fazem parte lendas, festas, comidas típicas, brincadeiras, vestimentas e costumes realizados por todo o país.O folclore brasileiro é extremamente rico.

Festas populares

Carnaval: é uma das festas brasileiras mais conhecidas no mundo. Comemorado em todo o país, entre fevereiro e março, cada região apresenta as suas particularidades.O Sudeste é conhecido pelos desfiles das escolas de samba, cujos grêmios recreativos têm a missão de divulgar a cultura por meio dos enredos escolhidos a cada ano.No Nordeste, a festa é popular pelo Carnaval de rua, que têm como destaques os trios elétricos de Salvador, e os Bonecos de Olinda fazem a alegria dos foliões.

Festas Juninas: realizam-se ao longo do mês de junho, mês dos santos populares - Santo Antônio, São João e São Pedro.Essa é uma festa formada por vários tipos de tradições, desde a culinária, à típica dança da quadrilha e as brincadeiras - pescaria, correio elegante e boca do palhaço. Na culinária, não podem faltar os pratos que têm o milho como ingrediente principal, tais como bolo de fubá, pipoca e pamonha.

Círio de Nazaré é a maior festa religiosa do Brasil, registrado desde 2004 como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial. Realiza-se em Belém do Pará, no segundo domingo do mês de outubro.

Festa do Divino: realizada no dia de Pentecostes, a origem da festa é portuguesa. Essa festa religiosa comemora a descida do Espírito Santo, 50 dias depois do domingo da Páscoa.

Folia de Reis: de tradição católica,é uma festa folclórica também conhecida como Reisado ou Festa de Santos Reis. Comemorada entre os dias 24 de dezembro e 6 de janeiro, celebra a ocasião em que, segundo a história, os Reis Magos conheceram o Menino Jesus.

Congada: sem data fixa, é uma manifestação cultural e religiosa que costuma ser celebrada em maio e outubro ou dezembro - por serem os meses dedicados a Nossa Senhora.

Bumba meu boi:típica das regiões Norte e Nordeste, a festa inclui muita dança, desfiles e encenações teatrais da lenda. A festa se realiza entre os meses de junho e julho.

Oktoberfest: é uma das festas mais populares do sul do Brasil, de tradição alemã, nasceu em Munique, em 1810, preserva a riqueza da culinária, danças e músicas, incluindo desfiles de grupos folclóricos, que exibem trajes típicos e bandas animadas.

Lendas e Mitos: Saci-pererê, Negrinho do Pastoreio, Mula sem Cabeça, Lobisomem, Curupira, Bicho-papão, Boitatá.

Música e dança

Frevo: é um ritmo típico do carnaval de rua e de salão da cidade de Recife, em Pernambuco. É considerado uma mistura de vários estilos diferentes de dança, como o ballet e a capoeira. O uso de pequenas sombrinhas durante a dança é outra particularidade.

Samba de roda: é uma herança do período da escravidão no Brasil, originalmente realizado no Recôncavo Baiano.

Ciranda: oriunda do estado de Pernambuco, essa é uma dança típica das mulheres dos pescadores. De acordo com a tradição, elas dançavam a ciranda enquanto esperavam que seus maridos voltassem do mar.

Maracatu: tem sua origem no estado de Pernambuco. Baseado na cultura africana, o maracatu é considerado um ritmo musical, um ritual e uma dança.

Quadrilha: no Brasil a quadrilha é a dança folclórica típica das Festas Juninas. O estilo é inspirado nos tradicionais bailes aristocráticos da Inglaterra e da França do século XVIII. Foi trazida ao Brasil pela elite dos colonizadores portugueses, mas passou a ser imitada pela população. Foi adaptada aos costumes e danças locais, sendo também associada aos festejos dos santos da quadra junina.

Carimbó: oriundo da região amazônica, o Carimbó é um estilo de dança muito popular no estado do Pará. A sua composição é resultado da mistura de elementos culturais dos indígenas amazônicos, dos africanos e dos portugueses.

Cantigas de roda: Atirei o Pau no Gato, Escravos de Jó, Ciranda-cirandinha, O Cravo e a Rosa, Sapo Cururu.

Brincadeiras: soltar pipa, pega-pega; esconde-esconde; vacaamarela; cabra-cega; amarelinha, boca de fogo, entre outras.

Arte folclórica: é expressa por acessórios domésticos, utensílios caseiros, indumentária, máscaras, papel recortado, dobraduras, bordados, rendas, amarrados, desenhos, pintura e escultura. Suas funções são de decoração e de ornamentação. Considera-se artesanato folclórico todas os elementos que são necessários no dia a dia, como a cestaria, a tecelagem, a cerâmica utilitária e as próprias ferramentas de trabalho do artesão. Bonecas, flores de palha, panela de pedra-sabão, colchas de tear, crochês, bordados, tricô, balaios de taquara, amarrados de corda, escultura (pedra-sabão e madeira), colchas de retalho, trabalhos feitos com vela e com penas, na maioria das vezes feitos à mão ou com poucas artefatos mecânicos.

Por: CEI