Um futuro musical para a FUNSAI

01/04/2021

Não é de hoje que a FUNSAI valoriza a música como elemento importante para a formação do ser humano, para o que pode ser utilizada desde o início da vida, passando por todas as fases de desenvolvimento das crianças, adolescentes e jovens.

Nossas crianças, por isso, entram em contato com a música desde o berçário, continuando no CEI, no CAJ, passando pelo Quixote... e até na Unidade Vivavida a música é muito valorizada.

A música que conhecemos como "clássica" vem internacionalmente - e no Brasil também - muito útil para facilitar o processo de aprendizagem, para o desenvolvimento do raciocínio, da memória, das habilidades socioemocionais. Nos países mais adiantados do oriente e do ocidente, esse tipo de música é cada vez mais utilizado para a boa formação de cidadãos, possibilitando às crianças, adolescentes e jovens lidarem melhor com seus sentimentos e evoluírem no respeito às diversidades.

Dizem que por isso, em breve, quando um bebê chinês sair da maternidade, já levará para casa um pequeno violino...

Por acreditar na força da boa música na formação dos seus beneficiados é que a FUNSAI vem se preparando para criar mais uma importante unidade: o Liceu de Artes Musicais Fúrio Franceschini - LAMFF. O nome desse Liceu é uma homenagem ao grande maestro, compositor, organista e professor, nascido em Roma, na Itália, e que viveu no Brasil a maior parte de seus 96 anos.

Ele era casado com a primeira filha do Conde José Vicente de Azevedo, D. Maria Angelina, que ajudou muitíssimo o seu pai na solidificação desta Instituição. Desse casal, para quem não sabe, nasceu (dentre outros) a D. Maria Gabriela, Presidente de Honra da FUNSAI.

Foto: Primeira residência e único casarão remanescente da Avenida, erguido em 1916 e tombado pela Resolução 05/CONPRESP/2008.

Para sede desse Liceu de Artes Musicais foi adquirido pela FUNSAI, já faz tempo, o casarão que o Maestro Fúrio mandou construir em 1916, no qual viveu com sua família durante mais de meio século, e onde recebeu inúmeros alunos. Foi a primeira residência da Avenida Nazaré e fica em frente ao bosque existente atrás do Museu do Ipiranga.

Para as obras de reforma, restauro e ampliação desse precioso imóvel, tombado pelo Patrimônio Municipal e Nacional, e para as obras de reforma, restauração e ampliação, temos um projeto aprovado pela Lei Nacional de Apoio à Cultura, conhecida como Lei Rouanet.

Nesse local, quando estiver instalado o LAMFF, milhares de crianças, adolescentes e jovens serão, ao longo dos anos, beneficiados com o estudo gratuito da boa música, especialmente a instrumental e erudita.