Museu Vicente de Azevedo: As ruas têm história – Rua General Lecor

01/12/2021

Localizada no Ipiranga, a Rua General Lecor faz homenagem a um militar e nobre que serviu Portugal, mas também o Brasil independente, participando do contexto de construção da nação brasileira, da alteração de colônia para o Império e da esquecida história da Província de Cisplatina.

Carlos Frederico Lecor nasceu em Faro, Portugal, em 02 de setembro de 1767. Filho de Luís Pedro Lecor e Quitéria Maria Krusse, dedicou os primeiros anos da vida ao comércio, mas logo deixou a pátria e foi se dedicar aos estudos na Inglaterra e na Holanda. Em 1790, ao regressar a Portugal, entrou para o exército português e, devido sua capacidade militar, escalou por diversas patentes, chegando a servir na comissão quando o exército francês invadiu Portugal (1807) e tomando parte ativa na Guerra Peninsular.

Fonte: Wikimedia Commons.
Fonte: Wikimedia Commons.

Retrato "Gral. Carlos Federico Lecor", Miguel Benzo (1879 - 1966)

A Província de Cisplatina, reivindicada por Buenos Aires como parte do antigo Vice-reinado da Prata, era necessária para a defesa das províncias do Sul do Império do Brasil, o que causava conflitos e tensões na região. No ano de 1815, Lecor foi nomeado tenente general, e conduziu ao Brasil a Divisão dos Voluntários Reais, comandando as tropas que ocuparam o território em 1817. As tropas de Lecor eram divididas entre portugueses do Brasil e de Portugal, ou seja, Montevidéu foi conquistada pelos portugueses ou pela nação portuguesa, pelos súditos de Dom João VI.

A sua ação como governador em Montevidéu se desenvolveu sob graves ameaças de revoltas e críticas dos chefes uruguaios, mas um dos pilares mais importantes da administração do General Lecor foi a aliança e o atendimento dos setores locais. Em 1818, casou-se com D. Rosa Maria Josefa de Basavilbaso e recebeu o título de Barão por decreto de Dom João VI. Posteriormente, abraçando a causa da independência do Brasil, colocou-se à disposição dos responsáveis pelo regime e, graças aos seus serviços, em 1823, foi-lhe conferida a carta de mercê das honras de grandeza do Império.

Mais tarde, um consenso em torno da soberania da região da Cisplatina era necessário para paz duradoura, visto que os gastos militares estavam se tornando insustentáveis. Em 27 de agosto de 1828, foi assinada a Convenção Preliminar de Paz pelos representantes do Império do Brasil e da República das Províncias Unidas do Prata, sob a mediação da diplomacia britânica. O ato marcou a independência da República Oriental do Uruguai e declarou a manutenção da livre navegação do Brasil pela bacia platina.

O General Lecor permaneceu em Montevidéu até 1928. Recebeu o título de visconde por decreto de Dom Pedro I, Imperador do Brasil, em 04 de abril de 1825, e foi elevado ao posto de Marechal do Império em 1832. Foi o primeiro e único barão da Laguna por Portugal e primeiro barão com grandeza e visconde com grandeza da Laguna pelo Brasil. Faleceu no Rio de Janeiro em 02 de agosto de 1836.

A Rua General Lecor foi oficializada pelo Ato nº 706 de 18 de agosto de 1914. Outras histórias como essa são preservadas no Museu Vicente de Azevedo.

Rua General Lecor

Esta e outras histórias estão preservadas no acervo do Museu Vicente de Azevedo da FUNSAI.

Você tem curiosidade sobre o nome de alguma rua conectada com o nosso bairro? Fale conosco!

Tel.: (11) 2215-6900

E-mail: museuvicentedeazevedo@funsai.org.br      

Leitura Feliz | Museu