O PAPEL DA MULHER NA IGREJA

01/06/2023

POR: CAJ

Para compreender melhor o papel e a missão da mulher na Igreja, voltemo-nos para a vocação da Santíssima Virgem Maria, a Mãe de Deus. Nossa Senhora está na origem do Cristianismo, porque ela é a Mãe de Cristo, Cabeça da Igreja. A figura feminina de "Maria oferece à Igreja o espelho em que esta é convidada a descobrir a sua identidade, bem como as disposições do coração, as atitudes e os gestos que Deus dela espera". O exemplo singular de "Maria, com as suas disposições de escuta e acolhimento, de humildade, fidelidade, louvor e espera coloca a Igreja na continuidade da história espiritual de Israel".

Imagem ilustrativa:  by Getty Images / Photogrape
Imagem ilustrativa: by Getty Images / Photogrape

Por suas disposições naturais e mais intensas para a escuta, para o acolhimento, a humildade, a fidelidade, o louvor e a espera, "as mulheres desempenham um papel de máxima importância na vida da Igreja, lembrando essas disposições a todos os batizados e contribuindo de maneira ímpar para manifestar o verdadeiro rosto da Igreja, esposa de Cristo e mãe de todos". Como a Virgem Maria, as mulheres são chamadas a ser modelos e testemunhas insubstituíveis para todos os cristãos de como a Esposa, que é a Igreja, deve responder com amor ao amor do Esposo, que é Cristo.

A Igreja já está presente na Encarnação do Verbo, como Maria, a Igreja é, desde o princípio, mãe, e tem como missão realizar essa maternidade, ou seja, gerar os filhos de Deus. Por isso, a Igreja é essencialmente feminina, no sentido que é esposa e mãe, por isso deve abrir-se ao Espírito Santo para que aconteça a geração dos filhos de Deus, principalmente nos sacramentos. A Virgem de Nazaré é modelo e figura da Igreja não somente como imagem que se deva contemplar, mas é a sua plena realização. "A essência da Igreja é 'mariana", por isso, antes de ser instituição organizada, sua primeira missão é ser de Maria.

Esse ser mariano, marcado pelo ser esposa e mãe, revela à mulher a sua importância na Igreja. Maria está na origem da Igreja, é o modelo, desde o início de sua missão, de cooperar no mistério da salvação, que teve início na Anunciação. "O perfil mariano é vivido por todos os fiéis, todos os carismas, todos os profetas, todo o amor que se derrama no mundo, quando se vive a Palavra, quando se deixa atuar o Espírito que move o coração dos fiéis.

A Virgem Maria é modelo de vida de missão para todos os cristãos, especialmente para as mulheres e para os chamados à vida consagrada. Nossa Senhora é protótipo, o primeiro modelo que a mulher pode contemplar para encontrar seu lugar e a sua missão na Igreja. A Virgem é também modelo dos movimentos na Igreja e o caminho que conduz ao ecumenismo e ao diálogo inter-religioso. A Mãe de Deus "é aquela que pode fazer com que o Cristianismo supere o risco imperceptível de tornar-se inumano e que a Igreja supere o perigo de se tornar uma função, sem alma". Sem este perfil mariano, "o Cristianismo ameaça desumanizar-se. Em vista de sua missão, "resgatar a marianidade talvez seja o grande desafio da Igreja no Mundo" e, nesta tarefa, a mulher tem um papel fundamental.


"Nossa Senhora, Mãe da Igreja, rogai por nós!"