O RISO COMO FERRAMENTA DA COMUNICAÇÃO

01/05/2023

POR: CAJ

O riso mexe com o cérebro, garganta, coração, tórax, pernas, pés, além do rosto. Entre os benefícios para a saúde estão reduzir o stress, promover a queima de calorias, melhorar a qualidade de sono, fortalecer o abdômen, melhorar a circulação sanguínea, a respiração e a digestão, fortalecer o sistema imunológico, estimular a criatividade e induzir a criação de laços com outras pessoas. Ele é importante para a construção de vínculos, pois desarma as pessoas, aproxima, quebra barreiras e estimula a capacidade de reflexão.

Então, quando o bom humor e o riso são compartilhados, eles unem as pessoas, aumentam a intimidade e, claro, contribuem com o estado de felicidade. Não é à toa que os palhaços são a alegria do circo. Desde o século 19, a imagem do palhaço constituiu-se naquela que conhecemos hoje: um homem trajado num macacão colorido, de nariz vermelho e que faz todo mundo rir. Eles têm como único objetivo: divertir e despertar um sorriso nas pessoas, sejam crianças ou adultos. Os humoristas fazem muito sucesso no cinema, teatro, televisão e, mais recentemente, em espetáculos de stand-up comedy, pois também levam alegria ao público. Todos eles sabem que "rir é o melhor remédio". O pianista e comediante dinamarquês Victor Borge diz: "o sorriso é a distância mais curta entre duas pessoas".

O humor é também uma ferramenta usada para despertar a emoção das pessoas em roteiros dos filmes publicitários. Quem nunca riu com uma propaganda? Através dela, as marcas ampliam a ligação com o consumidor e permanecem em suas lembranças.

Sorriso e Comunicação

A palavra comunicação vem do latim e significa partilhar, participar algo, tornar comum. Através da comunicação, os seres humanos partilham diferentes informações entre si. A comunicação verbal é uma forma exclusiva dos seres humanos e tem o objetivo de compartilhar conhecimento, sentimento, ideias.

O sorriso faz parte da comunicação denominada comunicação não-verbal, que recorre a sinais como expressões faciais, gestos e imagens. É um gesto mundial de comunicação, uma competência social que ao ser cultivada pode trazer muitos benefícios tanto às relações familiares como às de trabalho e amizade. É um elemento fundamental da biologia comportamental humana comum em qualquer lugar do mundo, portanto uma linguagem universal, que pode trazer muitos benefícios às relações familiares, de trabalho e de amizade.

Por que sorrimos?

Janet Gibson, professora de psicologia cognitiva no Grinnell College em Iowa, nos Estados Unidos, explica como o riso evoluiu nos humanos. A ideia é que o riso tenha sido uma excelente ferramenta de sobrevivência para grupos humano. Um sinal externo que comunicava ao grupo: "Amigo, está tudo bem, pode relaxar, não há nenhuma necessidade de ficar ansioso ou ameaçado pelo que está acontecendo ao redor".

A crença é que, ao longo dos séculos, o cérebro manteve essas conexões de forma que agora rimos quando ouvimos coisas relaxantes, engraçadas, surpreendentes, divertidas.

Você já percebeu que o riso é contagiante?

Todos nós já tivemos a experiência de rir apenas ao ver outra pessoa rindo, sem nem ao menos saber o motivo. E quando alguém sorri para nós, instantaneamente devolvemos o sorriso.

Por que isso acontece?

A explicação é que existem estruturas cerebrais responsáveis pela forma como reagimos às expressões faciais. Quando vemos alguém sorrindo, nosso cérebro interpreta isso como um comando para sorrirmos também. Nossas mentes são espelhos. Deste modo, o sorriso é poderoso, criando conexões, e estabelece facilmente empatia.

As pesquisas examinadas no estudo do pediatra italiano Carlo Valerio Bellieni demonstraram que o humor também é importante na educação e é empregado para enfatizar conceitos e pensamentos. O humor mantém a atenção e produz um ambiente de aprendizado mais relaxado e produtivo, reduzindo a ansiedade, promovendo a participação e aumentando a motivação. As análises dos dados sobre o riso também demonstram uma hipótese sobre os motivos pelos quais as pessoas se apaixonam por alguém que as faz rir. Não é apenas questão de ser engraçado, pode ser algo mais complexo. Se o riso de outra pessoa provocar o nosso, aquela pessoa está indicando que podemos relaxar, que estamos seguros - e isso cria confiança.

Então, você já sorriu hoje?