O trabalho voluntário na Pastoral da Criança da Igreja Católica

01/08/2021

Para que todas as crianças tenham vida e a tenham em abundância

(Jo 10, 10).

É por este motivo que a Pastoral da Criança atua em todo o Brasil, acompanhando mais de 1 milhão de crianças, 57 mil gestantes e 845 mil famílias, zelando pelo cuidado durante toda a primeira infância. Para que isso aconteça, mais de 172 mil voluntários estão mobilizados, sendo 94 mil líderes. Juntos, eles levam a missão pastoral para 3.600 municípios e 31.416 comunidades (dados do Sistema de Informação da Pastoral da Criança, segundo trimestre de 2016).

A maior parte do voluntariado da Pastoral da Criança é formada por mulheres (92%), mas a participação dos homens também vem aumentando. Em relação à idade, 60% dos voluntários têm entre 30 e 59 anos, 27% até 29 anos e 13% já chegaram aos 60 ou mais. Poder contar com a colaboração de todas as gerações é um exemplo de como o conhecimento, a experiência e a novidade podem conviver e gerar bons frutos. Atualmente, quase 39% deles possuem ensino médio completo, 19% já concluíram o ensino superior e 6% começaram o ensino superior, mas ainda não terminaram. Muitos são os casos de pessoas que voltaram a estudar porque se sentiram inspirados pela missão junto às famílias, na certeza do potencial que cada voluntário tem de aprender, tanto com a cabeça, quanto com o coração.

Foto: Acervo da Pastoral da Criança
Foto: Acervo da Pastoral da Criança

Ir. Vera Lúcia Alto é, ex-coordenadora nacional e atual secretária do Conselho Diretor, comenta: todo ser humano traz dentro de si, algo que ninguém sabe explicar É uma vontade louca de satisfazer o mais profundo do seu ser. Esse desejo é concretizado quando colocamos a nossa vida a serviço de outras vidas, ajudando outras pessoas. Surge na vida da pessoa que pratica o voluntariado uma alegria, um desejo de ver o outro feliz, e essa alegria é contagiante e transformadora. Tenho certeza que uma pessoa que se dedica a um trabalho voluntário sempre tem algo a dar e a aprender, sobretudo com nossas crianças. . Estamos vivendo um momento diferente em nosso país e precisamos de novas ferramentas para manter o vigor das nossas pastorais. Na crise, precisamos ser mais criativos, ousados. Como cristãos, somos discípulos missionários, devemos nos colocar a caminho. Essa força interior precisa ser cultivada por cada voluntário. Nossos encontros devem ser carregados de alegria. Quem fundou a Pastoral da Criança no Brasil foi Dona Zilda Arns Neumann, uma médica pediatra e sanitarista brasileira, irmã de Dom Paulo Evaristo Arns; foi também fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Ela faleceu no dia 12 de janeiro de 2010 em Porto Príncipe no Haiti, vitima do terremoto. Saiba mais sobre o voluntariado da Pastoral da Criança e como novos voluntários podem começar a participar: pastoraldacrianca.org.br/voluntariado.

Fonte: Pastoral da Criança

Leitura Feliz | Sua Fé