Páscoa

01/04/2021

Por CAJ

A Páscoa é uma celebração cristã comemorada anualmente ao domingo, conhecido como Domingo de Páscoa. É uma festa móvel, ou seja, a data de comemoração varia a cada ano.

Acontece sempre no domingo depois da primeira Lua cheia do equinócio, o que, por norma, costuma se realizar entre os dias 22 de março e 25 de abril. A data foi definida desta forma pelo fato de ter origem judaica, e a celebração da Páscoa judaica ter início no equinócio.

É considerada uma das festas mais importantes para os cristãos, pois celebra a ressurreição de Jesus Cristo, que morreu com o intuito de libertar a humanidade do pecado. Assim, a Páscoa judaica também comemora a libertação do seu povo, que era escravizado.

A Páscoa marca o fim da chamada Semana Santa, que se inicia no Domingo de Ramos e termina no Domingo de Páscoa.

Durante toda a semana santa há procissões e cerimônias especiais, sobretudo na quinta e na sexta-feira, conhecida como Sexta-feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão (que recorda a morte de Cristo na cruz). É no Sábado de Aleluia ou da Alegria que é proclamada a ressurreição, celebração feita à noite chamada de vigília pascal.

Significado da Páscoa: A Páscoa tem origem judaica e chamava-se Pessach, que significa "passagem". Passagem, ou travessia, significa o percurso feito pelos judeus depois de alcançarem a liberdade após um longo período em que foram escravizados. Libertos, os judeus fizeram a travessia do Mar Vermelho em busca da chamada Terra Prometida, de acordo com a promessa feita por Deus.

Para os cristãos, a Páscoa, significa a passagem da morte para a vida, ou seja, a ressurreição de Jesus Cristo.

A história da primeira Páscoa celebrada pelos judeus pode ser lida no livro de Êxodo, capítulo 12, no Antigo Testamento da Bíblia.

Enquanto os judeus comemoravam a sua própria Páscoa, que é uma das grandes festas da religião judaica, Jesus Cristo foi crucificado. Seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde permaneceu por três dias até ressuscitar no terceiro dia.

Por isso, para os cristãos, a Páscoa ganhou um novo significado, uma vez que passou a celebrar a ressurreição de Cristo, ou seja, a passagem da morte para a vida. Encontramos a ressurreição de Jesus no evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas capítulo 24.

Símbolos da Páscoa: Atualmente, a Páscoa é rodeada por diversos símbolos. No Brasil, os mais populares são:

• Coelho da Páscoa.

• Ovos de Páscoa feitos de chocolate.

• Cruz da ressurreição.

• Cordeiro.

• Pão e o vinho.

• Círio pascal.

Mensagem de Páscoa:

Nesta Páscoa não quero chocolate, quero as bênçãos e promessas de dias melhores para todos os que estão necessitando, seja de amor ou de um pouco mais de esperança em suas vidas! Que a Páscoa de toda a sua família seja abençoada! Jesus morreu na cruz para nos salvar... Neste dia especial, antes de correr atrás dos "ovinhos de chocolate", reúna a sua família e agradeça Aquele que se sacrificou pela felicidade de toda a humanidade! Feliz e Santa Páscoa para todos!