Solidariedade Humana

01/12/2021

De origem francesa, a palavra solidariedade significa responsabilidade recíproca.

Em seu significado, ser solidário é um ato de bondade e compreensão com o próximo, é um sentimento que une interesses e objetivos entre os membros de um grupo, gerando:

cooperação mútua entre duas ou mais pessoas;

identidade entre seres;

interdependência de sentimentos, de ideias, de doutrinas.

Especialistas relatam que as pessoas solidárias acionam os sentimentos mais potentes e nobres, ampliando a resistência dos indivíduos, equiparando-os em níveis de igualdade e provocando sensação de união.

Ser solidário vai além de realizar gestos esporádicos de caridade, envolve 'abraçar' as causas e se tornar parte delas, a partir de pequenas ações que podem ser praticadas no dia a dia, cada vez mais e também com pessoas próximas.

Descrevendo a solidariedade como um dos valores fundamentais e universais do século XXI, a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Assembleia Geral, proclamou o dia 20 de dezembro como Dia Internacional da Solidariedade Humana.

A celebração do Dia Internacional da Solidariedade Humana tem como objetivo destacar a importância da ação coletiva para superar os problemas globais e alcançar os objetivos mundiais de desenvolvimento, de forma a construir um mundo melhor e mais seguro para todos.

A nova agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é centrada nas pessoas e no planeta, sustentada pelos direitos humanos e apoiada por uma parceria global determinada a tirar as pessoas da pobreza, fome e doenças. Será, portanto, construído sobre uma base de cooperação e solidariedade global.

Dia Internacional da Solidariedade Humana é:

um dia para celebrar nossa unidade na diversidade;

um dia para lembrar aos governos de respeitar seus compromissos com os acordos internacionais;

um dia de sensibilização do público para a importância da solidariedade;

um dia para incentivar o debate sobre as formas de promover a solidariedade para o cumprimento dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável, incluindo a erradicação da pobreza;

um dia de ação para estimular novas iniciativas de erradicação da pobreza.

O Natal é a época mais propícia para podemos desenvolver a solidariedade, temos diversas oportunidades, através de campanhas para fazer o Natal de alguém melhor.

Exemplos de algumas ações solidárias: Doação de itens usados, visitar crianças em situação de vulnerabilidade social, adotar uma cartinha de natal nos Correios, etc.

A solidariedade é, portanto, fundamental para que possamos construir um mundo melhor, é o combustível para mudar o mundo.

Fonte: Instituto BH Futuro