TRADICÕES DA PÁSCOA AO REDOR DO MUNDO

01/03/2024

POR: VIVAVIDA

A Páscoa é uma festa de origem judaica, que comemora a liberdade do povo hebreu após um longo período de escravidão no Egito. Com o mesmo sentido de libertação e de esperança, a Páscoa cristã surge posteriormente com a comemoração da ressurreição de Jesus Cristo.

Alguns países comemoram a Páscoa presenteando amigos e familiares com belos ovos cozidos decorados. Já em outros, a festa é celebrada com doces e pães dispostos em uma mesa farta. Tudo depende da tradição e dos costumes de cada região, bem como da cultura de cada povo.

A Páscoa Cristã é uma das festividades mais importantes para o cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus.

Já conhecemos bem como a celebração ocorre por aqui, no Brasil, por isso separamos algumas tradições em diferentes regiões do mundo:

França: diz-se que os sinos das igrejas do país ficam em silêncio entre quinta-feira e sábado da Semana Santa, porque vão a Roma para serem abençoados. Quando retornam no sábado à noite, deixam cair ovos, galinhas e guloseimas de chocolate para boas crianças. O prato tradicional do domingo de Páscoa é o cordeiro, que é comido em torno de uma mesa familiar.

Itália: a "colomba", um panetone em forma de pomba, é o símbolo da Páscoa italiana. O cordeiro também é comido aos domingos, enquanto as famílias aproveitam o feriado de segunda-feira para irem a um piquenique.

(ARCO DE PÃO DA ITÁLIA) FOTO: LUIGI NIFOSI/SHUTTERSTOCK
(ARCO DE PÃO DA ITÁLIA) FOTO: LUIGI NIFOSI/SHUTTERSTOCK

Espanha: em muitas cidades espanholas, especialmente na Andaluzia, as confrarias organizam procissões e espetáculos teatrais que dão vida ao Caminho da Cruz de Cristo.

Cada procissão é formada por vários carros alegóricos ricamente decorados com estátuas que percorrem as ruas da cidade, retratando a Paixão de Cristo. Os fiéis desfilam em túnicas compridas e com toucas cônicas. O festival mais famoso é a Semana Santa em Sevilha.

(TRADIÇÃO NA ESPANHA) FOTO: JOSÉ MANUEL GAVIRA/SHUTTERSTOCK
(TRADIÇÃO NA ESPANHA) FOTO: JOSÉ MANUEL GAVIRA/SHUTTERSTOCK

Alemanha: a Páscoa começa na quinta-feira santa, conhecida como "Gründonnerstag" (Quinta-feira Verde). Neste dia, é costume comer apenas alimentos verdes. O prato mais comum é a sopa de sete ervas. Ela é composta de agriões, dentes-de-leão, cebolinha, salsa, alho-poró, azedinha e espinafre.

Os alemães também decoram suas árvores com ovos coloridos. Estas "Osterstrauch" (árvores da Páscoa) anunciam a chegada da primavera.

As crianças fazem pequenos ninhos de palha e os escondem em suas casas na esperança de que o coelho da Páscoa ou a lebre da Páscoa venha e os encha de ovos durante a noite. Dependendo da região, o coelho é às vezes substituído por uma galinha, um galo ou até mesmo uma raposa.

Finlândia: os finlandeses acreditam que os espíritos maus assombram o sábado antes da Páscoa, por isso acendem fogueiras para afastá-los. As crianças se fantasiam de bruxas e gênios malvados e batem nas portas com galhos. Elas dirão uma fórmula "mágica" para trazer saúde à sua casa, desde que você tenha ovos de chocolate ou outros doces para dar, é claro.

Polônia: a segunda-feira de Páscoa, conhecida como "smigus-dyngus" (segunda-feira molhada), é a ocasião para fazer uma batalha de água. As explicações para o simbolismo da água são ligeiramente diferentes. Para alguns, seu papel era o de lavar os pecados. Para outros, a água tinha a virtude de curar doenças e promover a fertilidade, razão pela qual as mulheres dos vilarejos eram regadas (com água fria!). Com o advento do cristianismo, as pessoas começaram a borrifar água benta nos campos no início da manhã. Esta tradição ainda é praticada no sul da Polônia.

(TRADIÇÃO NA POLÔNIA) FOTO: PRASZKIEWICS/SHUTTERSTOCK
(TRADIÇÃO NA POLÔNIA) FOTO: PRASZKIEWICS/SHUTTERSTOCK

Rússia: cada pessoa é saudada pela troca de ovos decorados e três beijos. Durante a refeição, e mais precisamente durante a sobremesa, come-se um bolo com queijo branco e frutas cristalizadas e perfumadas com açafrão. Este bolo, chamado kulish, é levado à igreja para ser abençoado pelo padre antes de ser comido. Outra tradição é visitar os túmulos de seus entes queridos e comer ovos cozidos. Também é costume deixar alguns ovos para trás para apaziguar o espírito dos mortos.

Estados Unidos: em Washington, existe a caça aos ovos ou Easter Egg Roll, é realizada na Casa Branca e conta com apresentações e jogos.

Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte: a National Trust organiza trilhas a céu aberto para a caça aos ovos responsável por fazer a alegria da criançada. No entanto, a principal tradição britânica é servir o hot cross bun (pãozinho doce decorado com uma cruz).

Canadá: as prefeituras ou centros comunitários organizam as caças aos ovos, que também podem ser reproduzidas pelos pais dentro de casa. Os canadenses ainda podem aproveitar a Easter Monday para comer ainda mais chocolates temáticos.

Escócia: a brincadeira entre as crianças é rolar ovos de galinha decorados em uma ladeira e aquele que chegar mais longe sem quebrar é o vencedor.

*Na nossa vizinha Argentina, Bariloche se torna uma cidade temática, com ovos gigantes nas ruas e casas do coelho e de chocolate para as fotos!

Austrália e Nova Zelândia: um pequeno marsupial (da família do canguru), o Bilby, é o mascote da Páscoa. Na Oceania, o coelho é sinônimo de peste, já que a superpopulação prejudica a agricultura local. Por lá, as produtoras fazem chocolates no formato do Bilby e todo o dinheiro arrecadado com as vendas é doado para um fundo de preservação da espécie, que está ameaçada de extinção.

Portugal: por ser um país de maioria cristã, festividades com comidas populares para celebrar a ressurreição, com ritos e liturgia reafirmam a fé dos moradores.

Japão: a Páscoa também é relacionada com a chegada da primavera. Por lá, a celebração tem toques budistas ou xintoístas, já que são as crenças da maioria da população. Os sabores dos ovos também são diferenciados, podendo ser de matcha ou inspirados nas cerejeiras tão presentes no país. Além disso, o Meika Hiyoko é um bolinho típico com recheio de geleia de feijão em forma de pintinho.

Grécia: a tradição gira em torno de ovos de galinha pintados de vermelho, já que o ovo representa a vida e a cor, o sangue de Jesus. Na confraternização, os ovos são distribuídos entre os convidados, que vão encostando um no outro até rachá-lo. De acordo com a lenda local, a última pessoa a ter seu ovo rachado terá sorte durante o próximo ano.

Fonte: swissinfo.ch/por/cultura/traditions

Leitura Feliz | Matéria Especial