A CONTRIBUIÇÃO DA TECNOLOGIA NO CONTEXTO SOCIAL E O COMBATE À FAKE NEWS

01/04/2023

Na contemporaneidade vivenciamos avanços tecnológicos, que estão contribuindo com os meios de comunicação e informação, ampliando ferramentas facilitadoras no campo da ciência, do conhecimento e em vários segmentos sociais.

Com a chegada da pandemia no Brasil em fevereiro de 2020, o País vivenciou a problemática do isolamento social; esse contexto afetou diretamente a vida da população brasileira, modificando as relações humanas e trazendo o distanciamento físico. No entanto, em meio aos desafios, a internet foi uma ferramenta primordial que contribuiu diretamente com a comunicação e fortalecimento das relações pessoais, familiares e de trabalho.

A possibilidade do Ensino a distância (EaD) favoreceu muitas escolas na continuidade do processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Mesmo com os desafios do ensino remoto, as atividades letivas nos anos de 2020 e 2021 não pararam em sua totalidade, e os ambientes corporativos adaptaram o trabalho remoto, possibilitando a prevenção e o cuidado com a saúde dos colaboradores.

A informação modificou diversas áreas do conhecimento: estamos vivendo em uma época de mudanças exponenciais (era das transformações tecnológicas). A atenção e o cuidado do desafio na pós-modernidade é trabalhar a tecnologia com equilíbrio, de modo com que tenhamos qualidade de vida, pois, assim como a tecnologia traz benefícios e contribuições, quando não é bem direcionada e aplicada de forma correta, pode prejudicar as relações sociais e os indivíduos.

Os desafios da era digital nos chamam a atenção para o cuidado com as armadilhas da desinformação. Com o avanço da internet e o acesso com mais facilidade as redes sociais, sites de notícias e blogs, muitas desinformações circulam facilmente, trazendo consequências e efeitos prejudiciais fora do mundo virtual. A fake news (notícias falsas) é uma problemática que a sociedade enfrenta e que deve ser combatida com honestidade, fontes confiáveis e fiscalização.

A FUNSAI trabalha com o intuito de levar ao seu público a informação com responsabilidade, equidade e respeito aos Direitos Humanos, em um processo de colaboração e construção social, que permitem a orientação e o trabalho da comunicação tecnológica de forma saudável.

Texto: Sandra Silva

Contribuições: Karina Breda e Alexandre Xavier

POR: SEDE