A HISTÓRIA DA FUNSAI

01/02/2023
FOTO: FRENTE - CAJ - UNIDADE I
FOTO: FRENTE - CAJ - UNIDADE I

A Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga (FUNSAI) surge em 1896, em São Paulo, instituída pelo Conde José Vicente de Azevedo, no bairro do Ipiranga, para acolher e educar crianças órfãs. 126 anos depois, atua na prestação de serviços a indivíduos e famílias, visando o fortalecimento, preponderantemente o convívio familiar e comunitário, de forma totalmente gratuita.

Tem por finalidade prestar atendimento às crianças, adolescentes em situação de vulnerabilidade biopsicossocial, provendo acolhida, ensino, educação, cultura e apoiando suas famílias, em conformidade com diretrizes das políticas de Assistência Social, Educação, Cultura e Esporte, sem discriminação de raça, cor, condição social, sexo, credo político ou religioso.

Desenvolve atualmente suas atividades em cinco (05) Unidades próprias e quatro (04) projetos, Elo e Transformação, Família Acolhedora, Conectados, Familias Empreendedoras em Moda.

A FUNSAI atende cerca de 1.350 pessoas/ mês, em situação de vulnerabilidade e risco social, com seus vínculos familiares e comunitários fragilizados. São crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e suas famílias, residentes na região do Ipiranga e entorno. Famílias atendidas recebem benefícios eventuais, como auxílio alimentação.

Unidade I - Centro de Apoio à Juventude

Serviço socioassistencial de proteção social básica, que visa garantir espaço de convivência, formação para a cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia de crianças e adolescentes, bem como contribuir para a permanência na escola e a participação em projetos que ampliem o seu universo informacional, cultural, artístico e o desenvolvimento de potencialidades, habilidades e talentos.

Público alvo: crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e 11 meses.

FOTO: CAJ - UNIDADE I
FOTO: CAJ - UNIDADE I

Unidade II - CEI (Centro de Educação Infantil)

Serviço de natureza educacional que atende prioritariamente 150 crianças em situação de vulnerabilidade, risco e exclusão social e tem como finalidade promover o desenvolvimento integral da criança, a partir de três anos de idade até os cinco anos e onze meses, em seus aspectos físico, emocional, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Assegurar às crianças formação indispensável para o exercício da cidadania, fornecendo-lhes meios de progredir em estudos posteriores, para atuar com autonomia em nossa sociedade.

O trabalho é realizado pela equipe multidisciplinar voltado à integração das crianças e suas famílias. A Instituição procura oferecer às crianças elementos de cultura que enriquecem o seu desenvolvimento e inserção social, bem como desenvolvem as capacidades de convivência, de ser e estar com outros em uma atitude básica de aceitação e respeito, de confiança e autoconfiança que permitirão acesso simultâneo aos conhecimentos mais amplos.

Público alvo: crianças de 3 a 5 anos e 11 meses.

FOTO: CEI - UNIDADE II
FOTO: CEI - UNIDADE II

Unidade V - Berçário Anjo da Guarda

Serviço de natureza educacional, atende prioritariamente 50 crianças em condições de vulnerabilidade, risco e exclusão social. O projeto pedagógico proporciona o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais, sociais e afetivos. O trabalho é realizado por equipe multidisciplinar voltado à integração das crianças e suas famílias com a FUNSAI.

Público alvo: crianças de 4 meses a 2 anos e 11 meses.

FOTO: BERÇÁRIO ANJO DA GUARDA - UNIDADE V
FOTO: BERÇÁRIO ANJO DA GUARDA - UNIDADE V

Unidade VI - Centro de Convivência Vivavida

O Centro de Convivência para a 3ª Idade Vivavida, serviço socioassistencial de proteção social básica, oferece diversas atividades que contribuem para um envelhecimento saudável, propiciando a melhoria da qualidade de vida, resgate da dignidade e autoestima dos idosos, bem como desenvolver suas habilidades e proporcionar a transformação individual e social.

Instalada em sua sede própria, a Unidade possui ambientes acolhedores, espaçosos, iluminados e adaptados para o seu público.

As oficinas desenvolvem trabalhos artesanais, educacionais, de atividades físicas, recreativas, culturais e são ministradas por oficineiros capacitados e com formação comprovada.

Público alvo: Interessados com idade mínima de 60 anos.

FOTO: VIVAVIDA - UNIDADE VI
FOTO: VIVAVIDA - UNIDADE VI

Unidade VII - Quixote - Espaço Comunitário

Serviço de cultura que visa a sensibilização e a inicialização artística, garantindo espaço de convivência e formação para a cidadania, por meio de oficinas realizadas de forma contínua.

Propicia o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, realiza apresentações, exposições e atividades abertas à comunidade, incentivando sua comunidade à integração, trocas de experiências, reflexões e discussões sobre o contexto cultural e social.

Público alvo: jovens e adultos de 12 a 29 anos e 11 meses.

FOTO: QUIXOTE - UNIDADE VII
FOTO: QUIXOTE - UNIDADE VII

Projeto Conectados

A rádio está no ar desde julho de 2011, com uma grande variedade de programação, envolvendo alunos e participantes dos serviços da FUNSAI, suas famílias, funcionários, comunidade do Ipiranga e imediações.

Atualmente na programação há contação de histórias, músicas populares, informes sobre eventos da região, e por ai vem muito mais! Está em andamento a formação de programas, de entrevistas com artistas locais, leitura de textos dramáticos e história da arte.

FOTO: ESTÚDIO RÁDIO CONECTADOS
FOTO: ESTÚDIO RÁDIO CONECTADOS

Projeto: Família Elo e Transformação

É um espaço coletivo de acolhimento às famílias da FUNSAI. Tem como objetivo trabalhar os vínculos familiares e comunitários, estimulando o desenvolvimento e o exercício de cidadania e ampliando a autonomia familiar. O projeto foi criado em 2011, a partir das demandas das famílias atendidas, que desejavam um espaço de escuta e reflexão quanto às questões familiares e sociais. Em contrapartida, as legislações brasileiras e a PNAS - Política Nacional de Assistência Social orientavam sobre a importância de implantar ações socioeducativas para as famílias; essas foram as diretrizes para a criação do projeto, que teve início em 2012.

Os encontros acontecem uma vez por mês, com duração de duas horas. Por meio de atividades em grupos socioeducativos, propõe discussões dentro dos eixos de políticas públicas e dinâmica familiar, e possibilita a participação ativa das famílias na escolha e reflexão dos temas.

FOTO: PROJETO: FAMÍLIA ELO E TRANSFORMAÇÃO
FOTO: PROJETO: FAMÍLIA ELO E TRANSFORMAÇÃO

Projeto Família Acolhedora

Família Acolhedora é um serviço em que famílias acolhem crianças de 0 a 06 anos separadas de suas famílias, e que aguardam uma decisão da Vara da Infância e Juventude.

Os primeiros anos de vida são etapas fundamentais no desenvolvimento da criança. Garantir a permanência da criança em um ambiente familiar que contribuirá para sua evolução afetiva, cognitiva, emocional e social.

Por isso, as famílias acolhedoras, devidamente cadastradas, selecionadas, capacitadas e habilitadas para essa função, recebem em suas casas 01 criança que precisa de acolhimento temporário e provisório, até que possa retornar para sua família de origem ou, quando isso não é possível, seja encaminhada para família substituta.

A FUNSAI desenvolve esse serviço em parceria com a Vara da Infância e Juventude, do Ipiranga.

Famílias Empreendedoras em Moda

O Famílias Empreendedoras em Moda é um projeto de impulsionamento e apoio a pessoas que desejam se tornar empreendedores e gerar renda por meio das técnicas de produção que já dominam.

O projeto oferece acompanhamento técnico para o desenvolvimento de empreendimentos, atividades de qualificação e mentorias em gestão de negócios (presenciais e on-line).

Espaço de produção para os que atuam com artesanato e moda, oferecendo recursos como mesas e máquinas de costuras e também espaços coletivos de exposição e vendas.

FOTO: FAMÍLIAS EMPREENDEDORAS EM MODA
FOTO: FAMÍLIAS EMPREENDEDORAS EM MODA

Podem participar do projeto pessoas a partir de 18 anos, com domínio na produção de algum tipo de artesanato, confecção de roupas ou acessórios. Os que atuam no campo da produção de alimentos também poderão participar, por meio das atividades voltadas a qualificação na gestão de negócios e mentorias.

Parceiros da FUNSAI

O Programa de voluntariado conta com aproximadamente 80 voluntários anualmente. Estes atuaram de forma presencial, virtual, dinâmica e contínua nos Projetos e Serviços da FUNSAI, proporcionando a inclusão social, fortalecendo a solidariedade e solidificando o pertencimento e os vínculos.

FOTO: OFICINA DE CULINÁRIA REGINA CACAU - PARCEIROS DA FUNSAI
FOTO: OFICINA DE CULINÁRIA REGINA CACAU - PARCEIROS DA FUNSAI

LAMFF - Liceu de Artes Musicais Furio Franceschini

O LAMFF será uma nova unidade da Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga - FUNSAI. Um centro cultural que oferecerá cursos gratuitos, especialmente para crianças e jovens em situação de risco social. Surge da crença na força da música para a formação cidadã.

A sede do LAMFF será o casarão onde viveu o renomado Maestro Furio Franceschini, primeiro organista da Catedral da Sé, professor de grandes mestres e consagrado compositor.

FOTO: CASARÃO ONDE VIVEU O MAESTRO FURIO FRANCESCHINI
FOTO: CASARÃO ONDE VIVEU O MAESTRO FURIO FRANCESCHINI