A IMPORTÂNCIA DA CIÊNCIA E CULTURA PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA
POR: SEDE
A ciência e a cultura são fundamentais para o desenvolvimento social e educacional das populações: ambas podem caminhar juntas com o papel fundamental de transformar vidas e ampliar o conhecimento científico e cultural em diferentes países.
No dia 05 de novembro foi decretada no Brasil a Lei 5.579 de 1979, instituindo o Dia Nacional da Cultura e da Ciência em homenagem ao Conselheiro Ruy Barbosa de Oliveira, uma figura muito importante do jornalismo, literatura e diplomacia do Brasil.
A data tem o intuito de aumentar a visibilidade de expressões culturais e estimular a produção científica, ampliando a importância do conhecimento, das artes e das variadas expressões culturais no País.
A Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga reconhece a grande importância da ciência e da cultura para a contribuição socioeducacional do público atendido.
O instituidor Conde José Vicente de Azevedo idealizou o sonho de contribuir para as populações mais vulneráveis a partir de inúmeras obras assistenciais e educacionais, desenvolvendo atividades que incentivam a ciência e a cultura, ampliando oportunidades para o protagonismo social.
Atualmente, a FUNSAI atende usuários de diversas faixas etárias que participam de atividades culturais e educacionais nas unidades e projetos, contribuindo para a formação da cidadania, promovendo o acesso aos direitos sociais e ampliando o incentivo à cultura.
Texto: Sandra Silva
Contribuições: Karina Breda