As ruas tem história: Rua Barão de Taquari

01/11/2021
Barão de Taquari/Fonte: Wikimedia Common.
Barão de Taquari/Fonte: Wikimedia Common.

No bairro do Cursino, na Prefeitura Regional do Ipiranga, está localizada a Rua Barão de Taquari, em homenagem a um dos heróis da Guerra de Independência do Brasil.

Manoel Jorge Rodrigues, o Barão de Taquari, nasceu em Lisboa em 23 de abril de 1777. Filho de Jerônimo Rodrigues e Joana Maria da Conceição Rodrigues, deveria ter seguido seu pai na carreira comercial, porém preferiu entrar para o exército português aos 17 anos, acompanhando toda a Guerra da Península de 1807 a 1814.

Devido a sua participação na luta contra Napoleão, recebeu as maiores condecorações militares anglo-luso-espanholas, tornando-se Tenente Coronel. Veio então ao Brasil em 1815, para participar das Guerras do Sul com a Divisão de Voluntários Reais, comandada pelo Tenente General Carlos Frederico Lecor.

Três anos depois, como governador da Colônia do Sacramento, na Província Cisplatina (hoje cidade de Colônia, no Uruguai), defendeu Dom Pedro I e a Independência do Brasil, o que lhe valeu receber a promoção de brigadeiro na recém-criada Imperial Ordem do Cruzeiro do Sul.

Nos anos seguintes, foi promovido a Marechal de Campo, assumiu o comando das armas da província do Rio Grande do Sul e logo depois foi removido para idêntico cargo na província de Minas Gerais. Em 1835, foi nomeado presidente e governador das armas do Pará, mas foi dispensado por carta imperial de 14 de novembro do mesmo ano, recolhendo-se à Corte e sendo graduado ao posto de Tenente General.

Entretanto, a Guerra Civil no Rio Grande do Sul preocupava seriamente a atenção do governo da Regência. Manoel Jorge Rodrigues foi colocado, então, por decreto de 23 de maio de 1839, no comando-em-chefe do exército.

Elogiado pelos serviços prestados no Sul, em 1842 assumiu o cargo de governador das armas da Corte. Recebeu o título nobiliárquico de Barão de Taquari em recompensa dos longos serviços por decreto de 25 de março de 1845.

Faleceu em 14 de maio de 1845, no Rio de Janeiro, e foi sepultado nas catacumbas da igreja de São Francisco de Paula.

Em 1977, no evento de comemoração do Bicentenário do Barão de Taquari, José Bueno de Oliveira Azevedo Filho (Bueninho), filho do casal Conde e Condessa Vicente de Azevedo e então presidente da Sociedade Brasileira de Educação e Integração, entregou Outorga da Medalha Comemorativa do Bicentenário.

Medalha "Barão de Taquari" da coleção do José Bueno de Oliveira Azevedo Filho. Fonte: Museu Vicente de Azevedo.

Em oito de dezembro do mesmo ano, a Rua Barão de Taquari foi oficializada pelo decreto nº: 14.797.

Rua Barão de Taquari.

Esta e outras histórias estão preservadas no acervo do Museu Vicente de Azevedo da FUNSAI.

Você tem curiosidade sobre o nome de alguma rua conectada com o nosso bairro? Fale conosco!

Tel.: (11) 2215-6900

E-mail: museuvicentedeazevedo@funsai.org.br      

Leitura Feliz | Museu