As Ruas Têm História: Rua José Vicente de Azevedo

01/07/2021

Nesse mês comemora-se 162 anos do nascimento do Conde José Vicente de Azevedo, conhecido por criar e incentivar instituições de assistência no bairro do Ipiranga e benfeitorias por toda a cidade de São Paulo, como empresário e parlamentar. Já escrevemos sobre a Rua Conde Vicente de Azevedo, que é uma travessa da Avenida Nazaré.

Herma do Conde José Vicente de Azevedo, situada no jardim externo do CAJ/ Museu Vicente de Azevedo. Fotografia: André Conti/Escultor: Alfredo Oliani, 1945.

Mas há uma segunda rua em sua homenagem em São Paulo: No ano de 1952 o prefeito Armando de Arruda Pereira aprovou o projeto de Lei Nº 280 para que a "Rua B" no bairro da Vila Mariana passasse a se chamar Rua José Vicente de Azevedo.

Em sua administração Armando de Arruda Pereira construiu a cripta do Monumento da Independência, no Ipiranga e foi o principal promotor da remoção das cinzas da imperatriz Leopoldina para esse local.

Armando Arruda Pereira na inauguração do Altar da Pátria, onde estão depositados os despojos do primeiro Imperador, D. Pedro I, e a Imperatriz do Brasil, D. Leopoldina. Fonte: Academia Brasileira de Eventos e Turismo.

Armando de Arruda Pereira foi também Diretor-Geral da Companhia Cerâmica São Caetano, onde um dos netos de José Vicente de Azevedo, Felipe Franceschini, atuava como engenheiro chefe.

Acreditamos que essa conexão com o bairro do Ipiranga e com a família Vicente de Azevedo tenha motivado a nomeação daquela rua em homenagem ao Conde. A lei só foi sancionada no dia 10 de junho de 1955, pelo prefeito William Salem. Armando de Arruda Pereira havia falecido naquele mesmo ano, no dia 18 de março.

Rua José Vicente de Azevedo, na Vila Mariana.

Esta e outras histórias estão preservadas no acervo do Museu Vicente de Azevedo da FUNSAI. 

Você tem curiosidade sobre o nome de alguma rua conectada com o nosso bairro? Fale conosco!

Tel.: (11) 2215-6900 

E-mail:museuvicentedeazevedo@funsai.org.br