BENEFÍCIOS DA PRÁTICA ARTÍSTICA NA 3ª IDADE

01/10/2022

A arte na terceira idade, além de ser considerada uma forma de entretenimento, também traz benefícios para a saúde física e mental do idoso. Pode ser incentivada de várias formas e na maioria das vezes ela é fácil e acessível para todos.

Clubes, associações e entidades utilizam a arteterapia para incentivar e promover oportunidades para pinturas, desenhos, esculturas e artesanato.

Existem outras opções para o incentivo a arte: visita a um museu ou exposição (muitas são gratuitas), apresentações musicais, apresentações teatrais, participação de corais ou grupos de canto, ouvindo músicas, representando ou dançando.

O conjunto dessas alternativas promove os seguintes benefícios:

- estimula a criatividade: na escolha da forma, cor e o jeito de executar o trabalho, aumenta a autoconfiança;

- estimula a coordenação motora: dançar, representar, desenhar, pintar, fazer crochê e tricô, esculturas e artesanato, melhoram os movimentos, promovem maior independência e estimulam a visão e a audição;

- estimula a memória: aprender algo novo, desenvolver o que já aprendeu e expressar suas lembranças;

- promove bem estar e socialização: o sentimento de ser importante e significativo ajuda o organismo a produzir os hormônios da felicidade, com a sensação de bem estar. Mostrar uma pintura, um trabalho artesanal concluído, sentir-se bem cantando ou dançando, aumenta a confiança, melhora o humor e a elevação da autoestima, facilitando a socialização do idoso nomeio familiar ou grupal.

A arte na terceira idade já tem seus benefícios clínicos comprovados: ouvir música ajuda os pacientes com demência a lembrarem de fatos e pessoas que não lembravam mais.

Pintar, trabalhar com argila, bordar, entre outras atividades, ajudam na articulação dos membros superiores e a circulação. Toda a movimentação artística estimula a atividade cerebral, melhorando o raciocínio lógico e a capacidade de analisar, promovendo o relaxamento e a redução do estresse.

Como se pode observar, estimular práticas artísticas para a terceira idade é uma possibilidade de exercitar sua criatividade, de aprender coisas novas, elevar sua autoestima e trazer benefícios para sua saúde.

Fonte: masternursing.com.br

Por CAJ