CURIOSIDADES CONDE JOSÉ VICENTE DE AZEVEDO

01/02/2023

O Conde José Vicente de Azevedo, instituidor da FUNSAI, nasceu em 1859 e faleceu em 1944. Após perder o pai, aos 9 anos, sofrendo as consequências da orfandade, decidiu: "Quando eu crescer, farei tudo o que estiver ao meu alcance a fim de proteger as crianças e jovens de meu país". Foi um homem visionário, inteligente, amoroso, católico fervoroso e precursor de ações sociais. Ao longo de sua vida fundou, incentivou ou viabilizou inúmeras obras assistenciais e educacionais.

Selecionamos aqui, 12 curiosidades sobre o Conde:

1: Após perder o pai, aos 9 anos de idade, ajudou sua mãe na costura, girando a manivela da máquina, fazendo e vendendo doces e indo com os escravos para a roça.

2: Foi advogado, deputado e senador, jornalista, urbanista, músico, poeta, professor de geografia, cosmografia, francês e latim.

3: Em 1884, aos 24 anos, foi o deputado eleito mais votado, presidindo a Assembleia Provincial de São Paulo.

4: Durante uma viagem de São Paulo a Santos teve uma inspiração, uma melodia surgiu. Escreveu os versos nas bordas de um jornal para nãoesquecer e, assim, nascia o "Hino à Gloriosa Padroeira do Brasil", mais conhecido como: "Viva Mãe de Deus e Nossa".

5: Em 1935, recebeu do Papa Pio XI o título de Conde Romano.

6: Assistia diariamente a Missa de joelhos no pavimento frio (quase sempre recusava o genuflexório), dizendo da necessidade da penitência.

7: Mandava polir moedas de prata (as pratinhas) que dava aos netos, por ocasião de seus aniversários. Cada neto recebia o equivalente à sua idade. 5 anos, cinco moedas; 6 anos, seis moedas e assim, até completarem dez anos.

8: Deixou organizada a festa do centenário da FUNSAI. Em 1896, depositou 1 Conto de Reis em uma poupança, fazendo o cálculo de quanto renderia esse valor em 100 anos para realizar a festa do 1º século.

9: Atribuiu quatro milagres à Nossa Senhora Aparecida:

1º Em 1860, com 1 ano de idade se recupera de paralisia infantil.

2º Em 1881, aos 22 anos, se salva de um atentado político.

3º Em 1904, aos 45 anos, seu filho é salvo de um acidente de trem.

4º Em 1918. Aos 59 anos, sobrevive à gripe espanhola.

10: Vestia-se sempre de negro, com jaquetão e colete, envolvido num luto que durava desde o ano de 1895.

11: Trazia no bolso cubinhos de açúcar que dava às crianças quando as encontrava.

12: Deixou um álbum com 93 fotografias identificadas do século XIX e início do século XX, hoje

mantidas no Museu Vicente de Azevedo, para realizar a festa do 1º século.