Dia do Rádio

01/09/2021

Nas ondas do rádio

Você já se imaginou não colocando sua música favorita para tocar sempre que quiser? Já se perguntou como isso se tornou possível? A resposta é bem simples, se hoje temos tamanha facilidade para ouvir músicas, assistir a novelas e jornais, foi devido a criação do rádio.

O rádio surgiu muito antes do que imaginamos, as descobertas começaram em 1888 quando Heinrich Hertz descobriu as ondas eletromagnéticas, em 1893 o cientista Nikola Tesla, fez a primeira transmissão sem fio utilizando as ondas eletromagnéticas, mas só em 1897 que a primeira transmissão de rádio foi realizada, em Londres pelo Oliver Lodge.

No início o rádio foi utilizado como ferramenta de guerra, ajudando na comunicação entre os frontes e aviões na primeira guerra mundial, com seu uso na guerra a tecnologia radiofônica despertou interesse em todos e foi ganhando mais espaço e sendo utilizada como meio de entretenimento e informação.

No Brasil a primeira transmissão foi feita em 1922 com o pronunciamento do Presidente Epitácio Pessoa em comemoração ao centenário da independência do Brasil, o primeiro programa de rádio no país aconteceu apenas com o surgimento da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro em 1923, atualmente conhecida como Rádio MEC.

Na década de 30 Ademar Casé, teve seu primeiro programa de entretenimento no rádio, ele foi o primeiro a pagar cachê aos artistas que iam ao seu programa, pois na época já tinha as primeiras propagandas pagas, as radionovelas, foi também no programa de Casé que tivemos o primeiro Jingle.

Logo quando surgiram os primeiros programas de rádios existiam duas formas de transmissão: AM (amplitude modulada) e FM (frequência modulada), basicamente a diferença entre elas é o alcance e qualidade na AM o alcance é bem maior que na FM, mas a qualidade do áudio é mais baixa. Dessa forma a FM acabou conquistando mais espaço nos rádios, a ponto de grandes rádios, como Rádio Globo, migrar completamente para a FM.

Hoje em dia além das frequências já conhecidas, temos também as Web Rádios, que utilizam as ondas eletromagnéticas e são transmitidas por meio de um streaming ou site. A cada dia elas têm ganhando mais espaço e adeptos, devido à facilidade de ser ouvida, pois sua única necessidade é conexão à internet ou algum aplicativo, no próprio celular.

Foto: Estúdio Rádio Conectados

Atualmente o número de Web Rádios tem crescido, vamos fazer um recorte para a maior do Brasil, a Rádio Web Conectados.

A Rádio Conectados, popularmente conhecida, nasceu em 2011 através do Projeto Conectados, dentro de uma das salas da Unidade VII da FUNSAI, o Quixote - Espaço Comunitário. Por conta de seu exponencial crescimento em pouco tempo, o Projeto conquistou seu próprio espaço, com ambientes, salas e estúdios melhores equipados.

Sua programação é feita por voluntários, sejam eles ex-alunos do Projeto ou profissionais da área, que encontraram na rádio uma forma de colocar em prática projetos pessoais, sendo extremamente diversificada.

Como podemos observar, o rádio foi de grande importância para o crescimento dos meios de comunicação, pois foi a partir dele que, plataformas de streaming de músicas e podcast, ganharam espaço e, principalmente, como a informação consegue hoje alcançar pessoas e comunidades de todo o mundo. E, por isso e por diversos outros motivos que no dia 25 de setembro é comemorado o "Dia Nacional do Rádio".