Dia Internacional pela eliminação da violência contra a mulher

01/11/2021

Instituída pela ONU em 1999, a data 25 de novembro reforça a luta de combate e eliminação das várias formas de violência que vitimam as mulheres em todo o mundo, exigindo a criação e implementação de políticas públicas, além de mobilizar a pauta entre governo e sociedade, para a erradicação destes números em todo o mundo.Muitas mulheres não se reconhecem em situação de vítimas de violência. No entanto, é importante ressaltar que agressões se apresentam de diversas formas e vão além da violência física.

Tipos de violência: Física, psicológica, sexual, patrimonial, moral, gênero.

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública informa que o isolamento social causado pela pandemia de COVID-19 aumentou os casos de violência contra a mulher e as mortes por feminicídio. De acordo com o Instituto de Segurança Pública, em 2020 mais de 120 mil mulheres sofreram algum tipo de violência no Brasil.

Como denunciar:

Em uma situação emergencial: disque 190; esse é o número de telefone da Polícia Militar que deve ser acionado em casos de necessidade imediata ou socorro rápido.

Central de Atendimento à Mulher: 180 - presta uma escuta e acolhida às mulheres em situação de violênciadurante sete dias por semana, 24 horas. Além dele, é possível denunciar pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil e pela página da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs): são unidades especializadas da Polícia Civil para atendimento às mulheres em situação de violência, com caráter preventivo e repressivo, devendo realizar ações de prevenção, apuração, investigação e enquadramento legal, as quais dever ser pautadas no respeito pelos direitos humanos e pelos princípios do Estado Democrático de Direito.

Por Berçário