Dia Mundial da Infância

01/03/2022

Quando escutamos ou lemos essa palavra INFÂNCIA, o que vem em nossa mente, imaginação ou no coração?

Perguntamos: será que toda criança (0 a 11 anos e 11 meses) realmente vive a sua infância?

Foto: BERÇÁRIO - UNIDADE V
Foto: BERÇÁRIO - UNIDADE V

O Dia Mundial da Infância é celebrado anualmente em 21 de março. Criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com o objetivo de conscientizar pais, responsáveis, adultos e governantes sobre a importância de garantir a todas as crianças uma infância com o direito de brincar, estudar, alimentar, a saúde, o lazer, a cultura, o esporte, a liberdade, a dignidade, e sobretudo viver em um ambiente familiar, comunitário, escolar dentre outros com proteção, cuidado e afeto. Além de refletir, há necessidade de implantar ações contínuas referentes às condições de vida das crianças das nossas famílias, bairro, cidade, estado e no mundo. A responsabilidade é de todos os adultos na defesa da infância

Vamos lhe contar uma coisinha: além de uma alimentação equilibrada, as brincadeiras são atividades essenciais na infância assim despertam nas crianças o fortalecimento das escolhas, socialização, protagonismo e os vínculos de afeto, pertencimento, segurança. As brincadeiras não estão associadas aos jogos eletrônicos ou a brinquedos prontos cheios de recursos com preços exorbitantes. As brincadeiras podem ser contação de histórias em família, utilização de potes, bolas de meia, materiais de diversas texturas ou caixas de papelão que com segurança, imaginação, criatividade e participação da família podem ser construídos novos brinquedos e brincadeiras no decorrer de toda a infância.

Você sabia que no Brasil temos o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal 8.069/1990) que aponta como seus princípios à prioridade absoluta, à proteção integral, à convivência familiar e o melhor interesse (nas ações relativas aos direitos, devem ser considerados, primordialmente, os interesses da criança/adolescente). Em 2016, foi implantado o Marco da Primeira Infância (Lei 13257/2016) que estabelece princípios e diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas para a primeira infância em atenção à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e no desenvolvimento do ser humano.

Foto: CEI - UNIDADE II
Foto: CEI - UNIDADE II

Cuidemos de nossas crianças, pois a infância precisa ser protegida e garantida, é um momento de se encantar, se descobrir e de se desenvolver.

Por FUNSAI