Dia Mundial de Ação de Graças

01/11/2021

O Dia Mundial de Ação de Graças ou Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day, em inglês), é uma das datas mais importantes dos Estados Unidos, sendo comemorado como se fosse o Natal no Brasil, mas em novembro. É comemorado todos os anos na quarta quinta-feira de novembro, e é feriado nos EUA. Este ano cairá em 25 de novembro de 2021.

Nos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças é uma data comemorada em família, por isso, é comum as pessoas viajarem para se reunir com os seus familiares. Tem origem com as comemorações da fartura das colheitas e, assim, eram realizadas na altura do outono. Por isso, atualmente o Dia de Ação de Graças se caracteriza por mesas fartas e famílias reunidas para fazer orações.

A iguaria mais consumida nesse período é o peru e, por esse motivo, a data também é conhecida como Dia do Peru (Turkey Day, em inglês).Outros pratos tradicionais que compõem a mesa é o purê de batata e tortas de abóbora, maçã e nozes.

Além dos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças também é uma das datas mais importantes do Canadá, onde também é feriado.

Significado do Dia de Ação de Graças

Ação de graças significa agradecer. Após as colheitas, as pessoas festejavam a fartura de alimentos e agradeciam a Deus a produção. Esse dia quer ser a síntese de cada um e de todos nós para podermos dizer: Graças dou por esta vida, pelo bem que revelou. Graças dou pelo futuro e por tudo que passou. Pelas bênçãos derramadas, pela dor, pela aflição. Pelas graças reveladas, graças dou pelo perdão. Graças pelo azul celeste e por nuvens que há também. Pelas rosas no caminho e os espinhos que elas têm. Pela escuridão da noite, pela estrela que brilhou. Pela prece respondida e a esperança que falhou. Pela cruz e o sofrimento e também ressurreição. Pelo amor que é sem medida, pela paz no coração. Pela lágrima vertida e o consolo que é sem par. Pelo dom da eterna vida, sempre graças hei de dar.

Dia de Ação de Graças no Brasil

A comemoração foi instituída no Brasil pela Lei n.º 781, de 17 de agosto de 1949, sugerida pelo brasileiro Joaquim Nabuco, enquanto era Embaixador do Brasil nos Estados Unidos, durante o governo de Gaspar Dutra.

Entretanto, apenas no ano de 1966, com a Lei nº 5.110, foi instituído que a comemoração ocorreria no mesmo dia em que é celebrada nos EUA, na quarta quinta-feira de novembro.