Dia Nacional da Saúde

01/08/2021

No dia 05 de agosto é comemorado o Dia Nacional da Saúde. Essa data foi escolhida por ser a data de nascimento do médico sanitarista Oswaldo da Cruz, responsável pelo combate e erradicação das epidemias da peste, febre amarela e varíola no Brasil, no começo do século XX.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Arapiraca-AL
Foto: Divulgação/Prefeitura de Arapiraca-AL

E você sabe o que é Saúde? A Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1946, definiu saúde como "um estado de completo de bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade". Saúde, também, envolve vários fatores do cotidiano de nossa vida, da família, da comunidade e da sociedade.

Já parou para pensar: como está a sua Saúde? E suas relações afetivas? Consigo realizar alguma atividade que me traga um bem estar? Tudo isso, também é Saúde.

No Brasil existe o Sistema Único de Saúde (SUS).

O SUS foi criado em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, que determina que é dever do Estado garantir saúde a toda a população brasileira. Em 1990, por meio da Lei Federal 8080/90 o SUS foi implantado nos Estados, Municípios e no Distrito Federal e em toda sua trajetória há muitos esforços da população e dos trabalhadores do SUS para proporcionar e garantir esse direito universal a todos os brasileiros. Além das consultas, cirurgias, transplantes, distribuição de medicamentos, aplicação de vacinas, dentre outras ações; o SUStambém é responsável pelo controle de qualidade da água potável que chega à sua casa, a fiscalização de alimentos pela da Vigilância Sanitária nos supermercados, lanchonetes e restaurantes, nas regras de vendas de medicamentos genéricos ou nas campanhas de vacinação, de doação de sangue ou leite materno que acontecem durante todo o ano.Os desafios são diários e contínuos para garantir a finalidade de proteger, restaurar e manter a saúde dos cidadãos. Sem o SUS, a maioria de nós não teríamos acesso a um sistema de saúde humanizado e de qualidade, por isso que no Dia Nacional da Saúde, precisamos dialogar sobre a nossa saúde e sobre o Sistema Único de Saúde do nosso Brasil

Por FUNSAI