Dia Nacional do Idoso e Internacional da Terceira Idade

01/10/2021

Respeitar a pessoa idosa é tratar o próprio futuro com respeito, pois envelhecer é algo natural na existência de todo ser vivo e, sobretudo, um privilégio.

No dia 1º de outubro, comemora-se o Dia do Idoso. Em 1991, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), a data reforça os termos da Resolução 46, a qual definiu os princípios para a proteção e promoção da pessoa Idosa. A data foi escolhida para sensibilizar todos os povos e a sociedade mundial para as questões do envelhecimento. No Brasil, a data marca o dia em que a Lei N°10.741/2003 (Estatuto do Idoso) entrou em vigor. A pessoa idosa é aquela que possui idade igual ou superior a 60 anos. No art. 3º, o Estatuto ressalta que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Segundo o IBGE, os idosos representam 14,3% da população, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. Em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos. Em sete décadas, a média de vida do brasileiro aumentou 30 anos, saindo de 45,4 anos em 1940, para 75,4 anos em 2015.

Apesar dos desafios impostos nessa fase da vida, a busca por um envelhecimento ativo e saudável, com exercício da autonomia e independência, tornou-se uma estratégia para a inovação, mudanças de hábito, autoconhecimento e o desenvolvimento de novas potências e habilidades para a população idosa.

Conhecer as histórias de nossas famílias, por meio das vivências, dos afetos, e do diálogo contínuo com a pessoa idosa é garantir o presente mais inclusivo e um futuro mais harmonioso. Ter espaços gratuitos, socioculturais e de convivência amplia a socialização que contribui para um envelhecimento seguro, com alegria, autoestima, formação de novos vínculos e desenvolvimento de novas habilidades.

Por: FUNSAI