Dia Nacional do livro e da leitura

01/10/2021

Dia Nacional da leitura

Comemorado em 12 de outubro, foi instituído por meio da Lei nº 11.899, de 8 de janeiro de 2009, que também prevê a celebração da Semana Nacional da Leitura e da Literatura no Brasil.A regulamentação aconteceu após uma grande mobilização de organizações da sociedade civil.A articulação ganhou força em 2006, quando diversas organizações atuantes na causa da educação se uniram para chamar a atenção da sociedade para a importância da oferta de leitura literária para crianças na primeira infância, desde a gestação. No ano de 2007, um grupo de organizações promoveu o simpósio 'Ave, Palavra' na Assembléia Legislativa de São Paulo, em defesa da criação do Dia Estadual da Leitura. No ano seguinte veio a conquista: a promulgação da Lei n.º 12.876, instituindo a data no estado de São Paulo. Foi então que, em 2009, a Presidência da República regulamentou o Dia Nacional da Leitura.

De acordo com pesquisar recentes, o número de crianças leitoras cresceu de 2015 a 2019: podemos observar o quanto os livros são essenciais para formar senso crítico, estimular a criatividade, imaginação e vocabulário dos leitores.

Mesmo com o com o aumento do uso de telas, como tablets, celulares, televisão e com o ensino remoto, os livros físicos ainda tem espaço nas vidas de todos; afinal, existe uma grande parte da população sem ou com precariedade no acesso à tecnologia. Os livros têm seu valor e não podem ser deixados para trás. Sentir, explorar, o virar de páginas fazem toda a diferença no aprendizado.

Existem pessoas que são apaixonadas por livros, outras já não têm tanta facilidade em prender sua atenção, seja por falta de hábito, falta de tempo ou até cansaço. Mas existem algumas dicas para começar a adquirir o habito da leitura:

Em primeiro lugar, lembre-se que a leitura deve ser um ato de prazer e não uma pressão, cada pessoa com seu ritmo e isso deve ser respeitado.

Escolha um ambiente tranquilo e se entregueà leitura.

Estabeleça um tempo diário- podem ser uns alguns minutos, uma certa quantidade de páginas ou um capítulo.

Troque o livro, caso você tenha começado a lê-lo e mesmo assim não sentiu prazer; não desista, troque e comece outro sem problemas.

Lembre-se de que a leitura, além de ser relaxante, faz bem para o exercício da memória: ela é um estimulante também da imaginação, que permite, pela mente, que as pessoas viajem e conheçam novos mundos.

Dia Nacional do Livro

História do livro

O livro, tal como o conhecemos hoje, passou por diversas transformações.

Desde o surgimento do alfabeto, os povos da antiguidade escreviam em pedras ou em placas de argila. A técnica foi inovada e surgiram os papiros por volta de três mil anos antes de Cristo, no Egito Antigo.

Depois do papiro, vieram os pergaminhos, os quais possuíam mais resistência, o que facilitou o acesso aos textos.

Na Idade Média, os monges copistas eram pessoas destinadas a fazer a cópia das obras, geralmente de caráter religioso.

Vale frisar que, nessa época, poucas pessoas tinham acesso aos livros e ao conhecimento. Somente homens da Igreja ou nobres podiam ter acesso a esses bens, considerados por muitos como objetos de salvação.

No século XV, o inventor e gráfico alemão Johannes Gutenberg (1398-1468) revolucionou a história do livro, ao introduzir a técnica da prensa móvel (tipográfica), já descoberta na China anteriormente. Gutemberg permitiu a reprodução de cópias e a popularização do livro.

Fica claro perceber que desde sempre as civilizações possuíam o intuito de guardar o conhecimento e passá-lo de geração em geração.

Assim, a partir do século XX, vimos surgir outros suportes para os livros como os audiolivros, e-books, etc.

O Dia Nacional do Livro é comemorado em 29 de outubro, porque foi nesse dia, em 1810, que a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro foi fundada e celebra a importância da leitura e, consequentemente, dos livros na vida dos seres humanos. Os livros têm como função transmitir conhecimento, enriquecer as pessoas culturalmente, divertir, relaxar e, além, de outras coisas, ser uma boa companhia.

O Dia Nacional do Livro é uma data que merece ser celebrada, tendo em vista a importância da leitura para a formação do indivíduo.

O Brasil começou a editar livros em 1808, com a fundação da Imprensa Régia por D. João VI. A primeira obra a ser impressa foi "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga.

Nessa época, era o Imperador que decidia que livros seriam publicados. A impressão fora das oficinas reais era proibida, por isso só era divulgado o que não ofendia o Estado, a religião e os costumes.

Hoje, a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro é a maior da América Latina e está entre as dez maiores do mundo.

Segundo estudiosos, as pessoas lêem por três motivos: por prazer, para estudar e para se informar. Naturalmente, o gosto e o hábito de ler vão desenvolvendo-se ao longo da vida.

Alguns gostam tanto dessa atividade que resolvem escolher profissões nas quais a leitura é essencial, tais como escritores, revisores, redatores, jornalistas, entre outros.

Para a maioria, ler é considerado um passatempo, uma forma de relaxar etc. Existem vários tipos de livros: didáticos, infantis, biografias, autoajuda, receitas, poesia... Sempre vai ter algum livro cujo tema agrade.

Mesmo em época de internet, há pessoas que não abrem mão de ler livros impressos. Gostam de tocá-los, de guardá-los, de ter sua coleção. Inclusive, existem aquelas que gostam de sentir o cheiro dos livros.

Por  Vivavida / Berçário