Dicas de Nutrição: Como ter uma rotina alimentar saudável?

01/04/2022

Uma rotina corrida, com muitos afazeres e compromissos é a realidade de muitas famílias. Trabalhar, estudar, cuidar da casa e da família é um desafio.

E como manter uma alimentação saudável diante de todas essas responsabilidades?

Uma alimentação saudável não precisa ser um desafio, é preciso saber fazer as escolhas corretas e fazer uma programação:

Programe um cardápio semanal: Quando a alimentação da semana é planejada além de facilitar na hora da compra, as chances de recorrer ao que tiver mais fácil (não saudável) é bem menor. Uma dica, é pesquisar quais alimentos estão na safra, além de serem mais baratos são mais saudáveis.

  • Deixe uma lista de compra pronta: depois de planejar como será as refeições da semana é hora de anotar o que precisa comprar para não esquecer nenhum item.
  • Higienizar as frutas e verduras para a semana: ao chegar em casa lave as frutas e as verduras que serão consumidas durante a semana, isso facilita na hora da correria do dia a dia.
  • Congele o que é possível: no dia que estiver mais tranquilo cozinhar em porções maiores é uma boa opção, e o que não é consumido pode ser congelado para ser a refeição no decorrer da semana.
  • Prepare os lanches para comer no trabalho ou na escola das crianças: uma boa maneira de driblar os alimentos que não são saudáveis é preparar os lanches e levar em uma bolsa, é uma maneira de resistir às tentações de comprar guloseimas fora de casa.
  • O lanche escolar precisa ser saudável,garantindo que seu filho consuma os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento.
  • Prefira os alimentos naturais: Nos dias mais corridos apostar em lanches mais nutritivos como frutas, bolos, verduras ao invés de comer biscoitos ou barrinhas que são alimentos ricos em conservantes e corantes artificiais, que fazem muito mal à saúde.
  • Tenha atenção no está comendo: Mastigue bem os alimentos e coma devagar sem se distrair com celular, televisão ou outro item. Comer com atenção plena vai ajudar na melhor absorção dos nutrientes no organismo e a identificar fome e saciedade, diminuindo a chance de comer além do necessário.

Time de Nutrição FUNSAI 

Por FUNSAI