Dicas de nutrição: Frutas de Setembro!

01/09/2021

Chegou o mês de setembro e com ele a Primavera, mês de flores e de muitas frutas que deixam nossos dias mais colorido, saboroso e alegre.

Consumir frutas da época traz inúmeros benefícios para nossa saúde, devido a maior quantidade de nutrientes, menor quantidade de agrotóxicos com isso sabores mais naturais, além de serem mais baratos.

As melhores opções para o mês de setembro são:

Abacate: essa fruta é rica em ômega três, vitamina A, C, E K, potássio e proteína, são considerado um potente aliado para o controle do colesterol, fornece energia para nossas atividades diárias fortalece o sistema imunológico devido à presença de vitamina A e C, E K.

Acerola: uma fruta rica em vitamina C, A e vitaminas do complexo B, ferro e cálcio, essas vitaminas são importantes para contribuir no fortalecimento do sistema imune, ajuda no combate de infecções, ajuda combater o stress e a fadiga. Suco de acerola é uma ótima opção para você iniciar suas atividades com mais energia e sistema imunológico fortalecido.

Banana prata: é um fruta versátil que pode ser consumida crua, cozida, inteira ou amassada. É considerada uma das frutas mais consumidas no mundo, rica em nutrientes como ferro, zinco, potássio e vitaminas A, B e C, além de ser rica em fibras que ajuda a regular a saciedade, rica em potássio que auxilia evitar câimbras e ajuda combater depressão, devido à presença de triptofano.


Caju: potente antioxidante, por ser rico em vitamina C e zinco, nutrientes parceiros para o fortalecimento do nosso sistema imunológico, é rico em magnésio, ferro e cálcio nutrientes essenciais para formação dos ossos.

Graviola: Rica em fibras ajuda regular o intestino, é uma fruta rica em vitamina do complexo B e C, que auxiliam no fortalecimento do sistema nervoso e imune. Pode ser consumida na forma de suco ou acrescentar em saladas ou consumir in natura.





Laranja: além da fonte de vitamina C que auxilia no combate de gripes e infecções, possui vitamina A e B que ajuda prevenir doenças cardiovasculares e controle do colesterol, rica em potássio e cálcio minerais essenciais para o controle da pressão arterial.

Frutas é um alimento de diversas cores e sabores, que podem ser doces ácidas ou azedas. Fonte de vitaminas e minerais todos os tipos são altamente nutritivo, que auxiliam nosso organismo ficar mais forte e saudável.

Qual a quantidade ideal de frutas que podemos comer durante o dia?

É enorme a variedade e os benefícios para nossa saúde dos nutrientes que estão presente nas frutas, mas tudo precisa de equilíbrio o excesso também é prejudicial, frutas não deve ser substituída por refeição, ela é o complemento a recomendação diária é que o consumo seja entre duas a cinco porções de ao dia.

Equipe de Nutrição FUNSAI


Por FUNSAI