Dicas Nutrição: Benefícios da alimentação saudável na saúde do homem

01/11/2021

O desenvolvimento de doenças crônicas está associado a diversas razões (estilo de vida, herança genética e a interação entre eles), sendo a escolha alimentar o fator principal que contribui para surgimento de diabetes, câncer, colesterol alto, hipertensão, entre outras.

O aumento no consumo de alimentos calóricos, gordurosos, e pobres em vitaminas, minerais e fibras estão diretamente ligadas ao surgimento dessas doenças.

Como ação preventiva para diabetes e outras doenças crônicas, o homem deve aderir a uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos alimentos gordurosos e ultra processados. Junto à alimentação, é muito importante possuir hábitos de vida saudáveis, como, fazer atividade física, manter o peso adequado, ter um sono regular, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Existem alguns nutrientes que são essenciais para a saúde do homem, na lista, alimentos de casca vermelha, como tomate, goiaba e melancia, eles possuem um nutriente chamado licopeno, que é um carotenóide com ação de fortalecer o sistema imunológico, prevenir problemas cardiovasculares e controlar a pressão arterial, além de poder ajudar na prevenção do câncer de próstata, pela ação de controlar o crescimento desordenado das células.

Os vegetais verdes escuros, como espinafre, couve e brócolis, além de serem ricos em ferro, vitamina K, magnésio e fibras, são excelentes fontes de antioxidantes, que atuam no sistema nervoso, ajudando a melhorar o raciocínio e a preservar a memória por mais tempo.

Peixes, como o salmão, o atum e a sardinha, que são ricos em ômega 3, uma gordura boa que o nosso corpo não produz e só é adquirida por meio da alimentação. Esse ácido graxo é essencial para a saúde do coração e para o sistema nervoso, também ajuda a reduzir problemas como a depressão.

As leguminosas (feijão, grão de bico, ervilha, lentilha) que estão presentes diariamente na alimentação de muitas pessoas, são ricas em zinco, mineral que está diretamente ligado à produção da testosterona, por meio do estímulo à glândula tireóide. O zinco ainda favorece a mobilidade dos espermatozóides, o que evita a infertilidade e previne o câncer de próstata.

As frutas cítricas (laranja, limão, acerola, tangerina, kiwi) contêm vitamina C, que ajuda na absorção do ferro presente nos alimentos, no funcionamento do sistema imune e na formação do colágeno.

Incluir esses alimentos na rotina alimentar auxilia na prevenção de doenças e ajudam manter um estilo de vida mais saudável, porém, o homem não pode deixar de procurar o médico para acompanhar a saúde.

Equipe de Nutrição FUNSAI

Por FUNSAI