DIREITOS HUMANOS COMO PRINCÍPIO UNIVERSAL DA JUSTIÇA SOCIAL

01/02/2024

POR: SEDE 

Caros leitores,

Desejamos que o ano de 2024 seja muito próspero, cheio de alegrias, conquistas e realizações.

Nesta edição, enfatizaremos uma temática de grande importância para a sociedade.

A justiça social está fundamentada na construção moral e política, tendo como pilar principal os direitos humanos, sendo um princípio universal que deve atender de forma significativa a realização das necessidades humanas fundamentais, tendo em vista uma vida digna de ser vivida.

A reflexão sobre o tema nos leva a questionar por que o mundo vivencia tantos problemas que violam os direitos humanos, sendo este o princípio universal da justiça social?

A resposta não é tão simples, mas é possível fazer uma análise da realidade social em diferentes países, a partir do contexto histórico de desigualdade, que traça o mapa da pobreza e das variadas problemáticas que estão relacionadas às questões políticas, culturais, morais e de responsabilidade com a sociedade.

O Serviço Social é a profissão que surgiu no Brasil a partir da emergência dessas questões sociais, marcada pelas lutas em favor do reconhecimento dos direitos, do desenvolvimento democrático e da dignidade, com o propósito da construção de uma nova ordem societária, com base no projeto ético-político profissional.

Os direitos humanos são universais e inalienáveis, ninguém pode ser privado deles, tendo em vista que a justiça social representa um mecanismo que busca fornecer o equilíbrio da sociedade, garantindo que a cidadania seja efetivada com dignidade, coesão e equidade.

No compromisso com a justiça social, a FUNSAI tem como finalidade estatuária a assistência social por meio da prestação de atendimento gratuito aos interessados em situação de vulnerabilidade social, gerando oportunidades e contribuindo para o desenvolvimento da emancipação humana, da cidadania e dos direitos humanos.

Texto: Sandra Silva

Contribuições: Karina Breda

Leitura Feliz | Socioassistencial e Educacional