FAMÍLIAS: UM TRABALHO SOCIAL DE PROTEÇÃO E PROMOÇÃO!

01/08/2022

Você conhece o Projeto FAMÍLIAS: ELO E TRASNFORMAÇÃO da Funsai? Então bora lá! Quero te convidar a conhecer um pouco mais desse trabalho social com as famílias, que têm crianças, adolescentes, jovens e idosos matriculados nos serviços e projetos da Funsai.

O projeto é um excelente espaço coletivo para trocas, para o exercício da cidadania ativa, escuta, fala e para o compartilhamento de conhecimentos. Os estados de sofrimento, exclusão, vulnerabilidade e discriminações sãodiscutidos nos grupos, por meio da expressão das dificuldades e, principalmente,do reconhecimento das potencialidades de cada participante. Por meio de dinâmicas, vídeos, intervenções e diálogos, os participantes questionam e discutem seu papel social dentro e fora da família. Há também a construção da rede de apoio entre as famílias atendidas pela Funsai possibilitando autonomia, o conhecimento para o acesso aos direitos sociais, e do ganho emocional com o estabelecimento de novos vínculos afetivos.

É uma oportunidade de melhor viver os seus direitos dentro de um contexto de proteção mútua, desenvolvimento pessoal, solidariedade, confiança e afeto. Os encontros são mediados por assistentes sociais que desenvolvem os temas escolhidos pelas próprias famílias. As conversas têm como tema: "os desafios do limite no cotidiano da criança e do adolescente"; "tipos de comunicação que favorecem o afeto"; "os desafios do acesso aos benefícios sociais", "cidadania no cotidiana", dentre outros.

Os grupos socioeducativos são estratégias para possibilitar a ampliação das informações sobre acesso aos direitos sociais e a dinâmica familiar. Uma verdadeira troca!

Venha participar conosco dessa caminhada de fortalecimentos dos nossos vínculos! Entre em contanto com o Serviço Social ou com a Direção da Unidade!

Por FUNSAI