FOLCLORE: CANÇÕES DE NINAR

01/08/2022

O folclore é definido como um gênero de origem e cultura popular, sendo a identidade cultural de uma sociedade. Passada de geração para geração, o folclore está presente nas histórias e nas brincadeiras das crianças.

Um dos primeiros contatos do ser humano com a cultura folclórica se deu por meio das canções de ninar. Ainda não se sabe ao certo a sua origem no Brasil, mas muitos acreditam que as canções de ninar foram trazidas pelos portugueses e foram adaptadas às culturas indígenas e africanas.

Há quem acredite que as canções de ninar foram feitas para assustar crianças, com versos como "Dorme, neném, que a cuca vem pegar" ou "[...] boi da cara preta, pega esse menino que tem medo de careta". Mas também, tem seus defensores, que argumentam que em um momento de afeto entre mãe e filho, com ritmos calmos para fazê-lo adormecer, as canções ajudam no desenvolvimento linguístico das crianças.

Acalmando e adormecendo ou dando medo, as canções de ninar brasileiras fizeram parte de inúmeras gerações e com toda certeza, estarão presentes na infância de mais crianças.

Existem canções de ninar mais calmas e moderadas, que valorizam as expressões tradicionais da música para a infância e ressaltam a importância do canto para o refinamento da sensibilidade dos pequeninos. Essas canções proporcionam a interação do adulto com a criança por meio de ritmos e melodias que atuam como meios condutores de afeto, promovendo a confiança e gerando aconchego. Seguem alguns exemplos.

- Embala José

Embala José,

Que a senhora logo vem.

Foi lavar seu cueirinho,

No riacho de Belém.

- Essa menina não dorme na cama

Essa menina não dorme na cama,

Dorme na limeira debaixo da rama.

Xô, xô passarinho não me coma esse arroz,

Esse arroz é de Iaiá, que me mandou apanhar.