FRATERNIDADE E DIÁLOGO: VALORES CRISTÃOS

01/05/2023

POR: CAJ

A relação de amor entre as três pessoas da Santíssima Trindade Pai, Filho e Espírito Santo, deve iluminar a nossa relação com todos os irmãos e irmãs, também com aqueles que julgamos fora de nossas relações de família, de amizade, de afetos, de grupos sociais etc. O Amor se define como a virtude que consiste no amor perfeito e total, pelo qual amamos a Deus em si mesmo e por si mesmo, e amamos o próximo em Deus e por causa de Deus (cf. "Santo Agostinho", CEC, n.1822s).

O amor deve ser o princípio fundamental que condiciona todas as opções e comportamentos dos cristãos. Para o cristão, o valor realmente absoluto e ao qual todo o resto se deve sujeitar é o amor. O fruto do amor é Jesus presente no meio de nós: "Onde dois ou três estiverem reunidos em Meu nome, Eu estarei no meio deles" (Mt 18,20). O amor fraterno deve ser a opção fundamental por Deus, ou seja, amar verdadeiramente o próximo é viver a opção por Deus: Aquele que permanece no amor, permanece em Deus e Deus permanece nele (cf 1Jo 4,16).

Amarmo-nos a nós mesmos e a nossa história é caminho para também amarmos os outros com suas histórias de virtudes e erros. Santo Tomás de Aquino escreve que não podemos entrar em relação de amizade com os outros, se não estivermos em relação de amizade conosco mesmos. Damos amor, paz e alegria se tivermos amor, paz e alegria.

A fraternidade e o diálogo são desafios do amor. 

"Jesus nunca orientou seus discípulos e discípulas a criarem inimizades e perseguirem outras pessoas em seu nome. As palavras de Jesus sempre foram orientadas para que as pessoas assumissem compromissos em defesa da igualdade e do diálogo".
"As pessoas cristãs são chamadas a viver plenamente o amor (Ef 1,4), a zelar pela unidade (4.1-6), a viver em aperfeiçoamento e fortalecimento do amor (Ef 3,17-19; cf. Ef 4,12). Os ensinamentos de Jesus nos Evangelhos nos comprometem à prática do amor (Jo 15,12-13; Mt 5,43-46a), do diálogo (Lc 19,1-10; Mc 7,24-30; Jo 4,1-26), do perdão (Lc 11,1-4; Jo 8,1-11), da compaixão (Lc 13,10-17; Mc 5,25-43), do convívio (Jo 4,39-42; Jo 2,1-11)".

O princípio fundamental que deve orientar a vida do cristão, apaixonado por Cristo e pelo Evangelho, não é o individualismo, a afirmação dos próprios direitos ou a defesa dos próprios interesses, mas o amor a Cristo e ao Evangelho em busca da fraternidade e o amor ao próximo.

Pontes de diálogo e aproximação devem ser construídas por pessoas de boa vontade. Fraternidade e diálogo são valores cristãos, expressões de paz, de realização humana, de plenitude. A fraternidade e o diálogo são valores permanentes na vida de cada pessoa criada à imagem e semelhança de Deus que é Amor.

Imagem ilustrativa: By Getty Images / Rawpixel
Imagem ilustrativa: By Getty Images / Rawpixel