Gastronomia Sustentável

01/06/2021

A gastronomia sustentável é a conscientização para utilizar o alimento de forma integral, sendo: cascas e talos, afim de diminuir os resíduos.

Imagem: Sesc/São Paulo

Quando utilizamos cascas e talos, de frutas e legumes, podemos aumentar o valor nutritivo da receita, sendo eles vitaminas, minerais e fibras que auxiliam na manutenção de saúde do nosso corpo.

Ajudamos também o meio ambiente, pois reduzimos o descarte de resíduos, orgânicos (restos de alimentos), e inorgânicos (sacos plásticos).

Por muitas vezes, pensamos que para comer "bem" ou de forma mais naturalhá maior gasto, mas hoje temos muitas alternativas feitas pelo SESC, com iniciativas de ensinar receitas acessíveis, e muito nutritivas. O que ajuda também a economizar, é escolher frutas e legumes da época, ver dias de ofertas no mercado, geralmente tem um preço melhor.

Imagem: Sesc/São Paulo 

Sim, entendemos que em tempos de pandemia, e o temor da doença, diminui- se a exposição, indo menos ao mercado, o que dificulta a compra dos produtos perecíveis como: carnes, frutas, verduras e legumes. O que aumenta o consumo de produtos estocáveis, como: macarrão, arroz, farinha...

Ainda assim, podemos enriquecer valor nutricional, colocando uma cenoura ralada no macarrão ou no molho, ou até mesmo beterraba...A intenção é fazer o melhor que puder, dentro da possibilidade de cada um.

Estamos à disposição para auxiliá-los! Equipe nutrição

Por FUNSAI